Obra na fronteira entre México e EUA critica muro de Donald Trump

Uma instalação artística de 19 metros colocada entre a cidade de Tecate, no México e os Estados Unidos vem chamando a atenção nos últimos dias. Ela mostra um menino que olha de um lado para o outro da fronteira. Uma crítica ao projeto do presidente norte-americano, Donald Trump, que propôs a criação um muro separando os dois países para conter a imigração mexicana.

Instalação na fronteira do México com EUA - Divulgação

Já no primeiro mês de mandato, Trump assinou decreto que cumpria a promessa, feita quando ainda estava em campanha presidencial, para a criação do muro. A alegação do porta-voz Sean Spicer foi a de que esse seria um primeiro passo “para realmente tornar segura nossa fronteira”.
Já não era novo o seu discurso anti-imigração, mas o muro de Trump foi criticado até mesmo pelos setores conservadores dos Estados Unidos, agradando somente a parcela insuflada pelo seu discurso contra imigrantes.

O artista francês JR, já conhecido por suas obras de grandes proporções, esteve no Rio de Janeiro em 2016, onde produziu fotografias em grande formato retratando atletas. Mas dessa vez foi a crítica política que deu tom a sua obra (o que já havia acontecido na França, onde JR expôs um enorme quadro que colocava judeus e árabes lado a lado).

Em Tecate, pequena cidade mexicana que faz fronteira com a Califórnia, o artista instalou uma obra em que uma criança aparece olhando de um lado para o outro da fronteira. O olhar da criança é pacifico e tem expressão de curiosidade, mas a extensão da obra (19,8 metros) dá um ar de imponência ao pequeno Kikito. O garoto de apenas um ano e cinco meses ficou famoso, já que a obra virou um ponto turístico na região.

Em entrevista ao jornal The Guardian, Lyzy Higareda, mãe do menino retratado, disse que não pretende sair do México. “Minha carreira, minhas raízes estão aqui.” Diz também que tem muito orgulho de viver no México e que no país “há dignidade. Você pode ter liberdade e trabalhar”. Já sobre o filho, Lyzy diz que “ele não sabe o que há do outro lado da fronteira. Ele não sabe que Donald Trump acha que os mexicanos são assassinos e estupradores. Ele é apenas uma criança inocente, curiosa”.