Líderes mundiais se solidarizam com México após novo terremoto

Líderes mundiais se pronunciaram sobre o novo terremoto que atingiu o México nesta terça-feira (19). Pelo menos 224 pessoas morreram durante o abalo sísmico. Um total de 45 edifícios caíram totalmente ou parcialmente com o tremor, com uma magnitude 7,1 na escala de Richter, e em seis deles acredita-se que há pessoas presas.

Terremoto no México em 2017 - Efe

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou seu pesar e disse que as Nações Unidas estão prontas para prestar sua assistência. Por meio do seu porta-voz, Guterres manifestou sua tristeza por esta tragédia e estendeu suas condolências ao governo e o povo do México, ao mesmo tempo que espera a rápida recuperação dos feridos.

Já o papa Francisco pediu, nesta quarta-feira (20), orações "para toda querida população mexicana". "Ontem um terrível terremoto assolou o México. Deixou inúmeras vítimas e danos materiais. Neste momento de dor, quero manifestar minha proximidade e oração para toda querida população mexicana", disse Francisco, em saudação dos fiéis de língua espanhola.

A chanceler alemã, Angela Merkel também expressou sua solidariedade com o México. "Solidariedade com o México. Os nossos pêsames a quem perdeu um ente querido. Ânimos às equipes de resgate", escreveu, em espanhol, o porta-voz do Governo, Steffen Seibert, em nome da chanceler na sua conta do Twitter.

Evo Morales, em seu discurso durante a 72ª assembleia da ONU também enviou solidariedade ao povo mexicano. E criticou o desenvolvimento desenfreado do mercado que causa impactos diretos nas questões ambientais.