Na Parada, militância comunista destaca desafios da população LGBT 

Cerca de 500 mil pessoas participaram domingo (17) da 16ª Parada da Diversidade de Pernambuco. A estimativa é do Fórum LGBT do estado, um dos organizadores do evento. A parada deste ano teve como tema central ‘Por cidades diversas, nenhum direito a menos’, uma referência à busca por espaços públicos mais inclusivos e sem homofobia. Doze trios elétricos desfilaram pela Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, por mais de 5 horas. 

Na Parada, militância comunista destaca desafios da população LGBT - Divulgação

Como acontece todos os anos, a Parada da Diversidade de 2017 contou com a participação ativa da militância do PCdoB reunida no Coletivo LGBT do partido em Pernambuco. De acordo com Fernanda Costa Lima, que integra a direção do Comitê Municipal do Recife e o Coletivo, no evento os comunistas reafirmaram o compromisso de luta pela manutenção do Estado laico e o respeito à liberdade de opção sexual.

“Diante das nossas bandeiras de luta e de tantos ataques conservadores, os militantes do PCdoB que estão na direção de diversas organizações que participaram da Parada da Diversidade de Pernambuco, destacaram em suas falas a importância do respeito ao Estado laico e à liberdade sexual, além de chamarem a atenção para os avanços e desafios que estão postos para a população LGBT”, disse Fernanda. Ela destacou ainda que “diante de tantas incertezas, o movimento social terá que se unir para continuar promovendo a transformação”.

"São 16 anos de parada, mas a nossa vontade é que isso não fosse preciso. Temos índices altíssimos de violência contra pessoas LGBT e uma alta incidência de suicídio entre a comunidade. No Brasil, a LGBTfobia é um problema muito sério, que concerne não apenas a quem sofre o preconceito, mas a toda a sociedade. Em toda casa pode ter uma pessoa LGBT e é nisso que se justifica nossa luta", disse Thiago Rocha, um dos coordenadores do Fórum LGBT de Pernambuco.

O evento faz parte da programação do Setembro da Diversidade, que acontece em todo o estado e inclui debates com a participação do Ministério Público e do Centro de Combate à Homofobia, oficinas, treinamentos, rodas de conversa e atividades de lazer, como cinema e torneio de futebol, além da realização da Parada da Diversidade do Recife no dia 24 de setembro, no bairro de Dois Unidos, Zona Norte da cidade. Este ano, o mês dedicado à causa LGBT traz o lema ‘Respeito Começa em Casa’. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado, entre 2014 e 2016 ocorreram 635 casos de violência domiciliar contra a população LGBT.

Audicéa Rodrigues, com informações da imprensa local e do Coletivo.
Do Recife