Venezuela pede aos países da região para manterem a unidade

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, participou de uma reunião nesta segunda-feira (18) com países da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenho) e pediu aos membros para manter a unidade e recuperar o diálogo político na região frente às emaças imperialistas.

Jorge Arreaza - Divulgação

“Voltamos a fazer um esforço para retomar o espírito bolivariano. Fizemos um chamado para manter a unidade sobre qualquer diferença, recuperar o diálogo político, a tolerância que caracterizou a Celac desde sua fundação”, afirmou Arreaza em Nova York ao canal estatal venezuelano, VTV.

O chanceler também criticou o fato de alguns membros da organização tentarem usar relações bilaterais para minar a unidade do bloco. “Parece que alguns, um terço da Celac apenas, estão dispostos a misturar relações bilaterais, assuntos internos de terceiros países, para prejudicar a Celac. Mas sustentamos um debate, uma conversa muito produtiva”, garantiu.

Arreaza também questionou a reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donal Trump, e seus pares Juan Manuel Santos, da Colômbia, Juan Carlos Varela, do Panamá, e Gabriela Michetti, vice da Argentina.

“O senhor Trump não tem nada que dizer sobre a Venezuela. A Venezuela é um país livre e soberano. Que se reúnam para falar sobre suas relações bilaterais. Da Venezuela falamos nós, exclusivamente”, enfatizou o diplomata.

Recentemente Donald Trump fez uma das mais graves ameaças de seu curto governo. Disse que não “dispensa” a possibilidade de invadir militarmente a Venezuela. A afirmação balançou o campo diplomático de todo o mundo e por isso essas reuniões bilaterais dos países latinos com Washington não são vistas com bons olhos pela política externa venezuelana.