Chico Lopes: Audiência pública debate prejuízos de privatizações

As dezenas de privatizações anunciadas pelo governo Temer, incluindo empresas como a Eletrobras e instituições como a Casa da Moeda, causarão, se confirmadas, grandes prejuízos e riscos ao Estado e à população brasileira. Foi o que destacaram, na última quarta-feira (13), parlamentares, trabalhadores, lideranças sindicais e outros representantes de diversas categorias, que lotaram o Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, para audiência na Comissão de Legislação Participativa.

Chico Lopes: Audiência pública debate prejuízos de privatizações

"Ficou muito claro, nas diversas falas, com muito embasamento técnico, que as privatizações, além de desnecessárias, favoreceriam apenas o grande capital financeiro nacional e internacional, causando graves prejuízos ao Governo Federal e ao povo. O Brasil não pode ser colocado à venda", destacou o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que presidiu a audiência, como integrante da Comissão de Legislação Participativa.

"O pior é ter que ouvir como argumento que a venda das empresas públicas, do Estado brasileiro, de instituições responsáveis por serviços dos quais o cidadão comum depende todos os dias, principalmente as pessoas mais pobres, seria feita para supostamente equilibrar as contas do governo", acrescentou Chico Lopes.

"Ora, nem uma coisa, nem outra. Nem os serviços vão melhorar, nem vai ser resolvido o problema de caixa do governo, que prometia uma coisa e fez outra: na verdade, ampliou o déficit, gastando sem critério e agradando todos mundo que precisava ser agradado, para abafar a denúncia contra o Temer".

Grande representatividade

"Foi uma audiência extremamente representativa, com auditório lotado e participantes de vários estados brasileiros. Ficou muito claro que o povo diz 'não' às privatizações, 'não' a mais esse pacote de maldades que o governo Temer quer empurrar goela abaixo aos brasileiros", acrescentou o deputado Chico Lopes, ressaltando o prejuízo já causado ao País e à população por outras medidas de Temer, como o congelamento dos investimentos sociais por 20 anos, a destruição dos direitos trabalhistas, a liberação da terceirização para todas as atividades, a perda dos recursos do pré-sal para grandes empresas internacionais.

A audiência contou com lideranças do PCdoB, do PT, do Psol, do PDT, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional e da Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidroelétrica do São Francisco.