PCdoB RS realiza curso de formação nível II

 Um feriadão de estudos e muita determinação: 40 militantes do PCdoB gaúcho estiveram concentrados desde quinta-feira (07), até este domingo (10), no Curso de formação de nível II, realizado no Lar dos Capuchinhos, em Porto Alegre.

curso poa

10 cidades estiveram representadas: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Campo Bom, Cachoeira do Sul, São Leopoldo, Rio Grande, Ijuí, Viamão e Passo Fundo.

O coletivo de alunos que foi denominado de "Turma Mauricio koeller da Rocha" (em homenagem ao ex-dirigente do PCdoB RS e do CM Ijuí, falecido em agosto), foi bem diverso, incluindo trabalhadores e militantes movimento social, com destaque para a presença de mulheres, com 50% dos presentes, e da juventude, com cerca de 40%.

Conhecimento para a transformação

A militante da União da Juventude Socialista (UJS) e presidente do DCE da UFRGS, Gabriela Silveira, considerou muito produtivo o curso pois "reforça a compreensão teórica para enfrentar os desafios da luta social do momento".

Já Fabiana, militante do movimento social de Canoas, disse que o curso valoriza o conhecimento e a perspectiva da luta coletiva do PCdoB, assim como a necessidade da organização de base.

Segundo a secretaria estadual de Formação, Cora Chiapetta, a realização do curso neste momento revela a vitalidade do PCdoB diante de uma conjuntura que exige muito da militância, "um momento duro, de luta e resistência". Segundo ela, o conteúdo vinculou a teoria com os desafios da atualidade. "O sentimento é de fortalecimento do ímpeto de luta dos quadros, no sentido aprofundar o conhecimento da realidade e reforço das convicções que nos movem. Nesse momento de crise e reacionarismo que parecem dominar, 40 militantes dedicarem-se ao estudo nos da a dimensão não só da necessidade do partido mas da justeza de suas posições em defesa da nação e da democracia", concluiu.

Reforçar o PCdoB

O presidente estadual do partido, Adalberto Frasson, reforçou a necessidade de mobilizar e fortalecer o partido na conjuntura adversa que vivemos, além de realizar um grande 14º Congresso, desde as bases, passando por grandes Conferências nos municípios. "O PCdoB é um partido cada vez mais imprescindível para a luta de libertação do povo brasileiro, para isso precisa estar organizado e crescer na luta social, de ideias e institucional. É hora de resistir e lutar pela democracia, em defesa da nação e contra este golpe que está gerando tantos retrocessos no Brasil", afirmou.

O curso contou com o trabalho de diversos professores: Cassia Damiani e Daniel Sebastiani com aula sobre os "Conceitos do Materialismo Dialético e Histórico"; Carlos Fernando Niedersberg abordou o tema "Estado e Classes"; Júnior Piaia e David Fialkow, "Economia Política"; Marcio Cabral, com a aula sobre "O Partido"; e Adalberto Frasson, com o "Programa Socialista".