Movimentos

10 de setembro de 2017 - 11h07

Brasileiro ignora que saída da crise exige investir em infraestrutura


   
Ao serem questionados sobre "o que significa investimento em infraestrutura" de forma aberta, sem que alternativas de respostas fossem dadas, 24% dos entrevistados disseram não saber. O restante apontou 11 significados, como geração de empregos, qualidade de vida para população e construção de escolas. Os resultados excedem 100% porque uma mesma pessoa pode ter citado mais de um item.

As respostas foram agrupadas em 12 grandes temas. Lidera a lista saúde, com 37%, seguido por mobilidade urbana (36%), educação (28%), direitos da população e qualidade de vida (26%), saneamento e abastecimento de água (19%). Rodovias ficou com 5% e o grupo "ferrovias, portos e aeroportos", com 2%.



No confronto entre grandes áreas que necessitam de investimentos, os brasileiros dão prioridade à saúde (média de 65%), seguida por geração de empregos (59%), educação (52%) e infraestrutura (20%). “As pessoas tendem a enxergar o problema que é mais próximo delas”, avalia Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos. Para ele, o tema precisa ser mais debatido, visto que a saída da crise brasileira passa pelo investimento em infraestrutura – e há um gargalo imenso no País nessa área.

Segundo o levantamento, 48% das pessoas são parcial ou totalmente contra o aumento das despesas para incentivar o crescimento a longo prazo; 40% são parcial ou totalmente favoráveis; 12% não sabem ou não responderam. "Isso vem da dificuldade histórica do brasileiro de pensar no longo prazo", afirma Cersosimo. Somam-se a isso a falta de uma cultura de discutir política pública e as dúvidas sobre a transparência em relação ao aumento de despesas governamentais.

É a primeira vez que a Ipsos realiza uma pesquisa sobre a percepção do brasileiro acerca da infraestrutura. A ideia é fazer a segunda daqui a um ano, já que o tema deve ganhar cada vez mais força na agenda do país.



Fonte:Do Portal Fitmetal

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais

DELAYED option not supported for table 'tb_noticias_contadores'