Brasileiro ignora que saída da crise exige investir em infraestrutura

A percepção do brasileiro sobre infraestrutura está descolada da realidade. É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pela Ipsos Public Affairs e publicada na sexta-feira (8) pelo jornal “Valor Econômico”. Foram entrevistadas 1.200 pessoas em 72 municípios de 1º a 14 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao serem questionados sobre "o que significa investimento em infraestrutura" de forma aberta, sem que alternativas de respostas fossem dadas, 24% dos entrevistados disseram não saber. O restante apontou 11 significados, como geração de empregos, qualidade de vida para população e construção de escolas. Os resultados excedem 100% porque uma mesma pessoa pode ter citado mais de um item.

As respostas foram agrupadas em 12 grandes temas. Lidera a lista saúde, com 37%, seguido por mobilidade urbana (36%), educação (28%), direitos da população e qualidade de vida (26%), saneamento e abastecimento de água (19%). Rodovias ficou com 5% e o grupo "ferrovias, portos e aeroportos", com 2%.

No confronto entre grandes áreas que necessitam de investimentos, os brasileiros dão prioridade à saúde (média de 65%), seguida por geração de empregos (59%), educação (52%) e infraestrutura (20%). “As pessoas tendem a enxergar o problema que é mais próximo delas”, avalia Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos. Para ele, o tema precisa ser mais debatido, visto que a saída da crise brasileira passa pelo investimento em infraestrutura – e há um gargalo imenso no País nessa área.

Segundo o levantamento, 48% das pessoas são parcial ou totalmente contra o aumento das despesas para incentivar o crescimento a longo prazo; 40% são parcial ou totalmente favoráveis; 12% não sabem ou não responderam. "Isso vem da dificuldade histórica do brasileiro de pensar no longo prazo", afirma Cersosimo. Somam-se a isso a falta de uma cultura de discutir política pública e as dúvidas sobre a transparência em relação ao aumento de despesas governamentais.

É a primeira vez que a Ipsos realiza uma pesquisa sobre a percepção do brasileiro acerca da infraestrutura. A ideia é fazer a segunda daqui a um ano, já que o tema deve ganhar cada vez mais força na agenda do país.