Janot quer apresentar nova denúncia contra Temer na próxima semana

As especulações sobre a segunda denúncia criminal contra Michel Temer aumentam com a aproximação da data de encerramento do mandato de Rodrigo Janot à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR), marcada para 17 de setembro. Enquanto tenta dar uma resposta às gravações de Joesley e o suposto envolvimento do ex-procurador Marcelo Miller,s seu braço direito na PGR, Janot deve oferecera denúncia com pelo menos sete delações.

Michel Temer - Foto: Evaristo Sa/AFP

De acordo com com fontes próximas ao procurador, a denúncia deve ser oferecida na semana que vem. A primeira acusação foi por crime de corrupção passiva. Agora, a denúncia deve incluir delações anteriores à do Grupo J&F e também a do doleiro Lúcio Funaro, apontado pelas investigações como operador do esquema de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado cassado.

Ainda que o acordo de delação esteja sob questionamento, a avaliação é de que as provas são "robustas e se fundamenta em outros pilares”, além da gravação de Temer feita pelo empresário Joesley Batista no Palácio do Jaburu.

Sobre o acordo de delação, Janot deverá pedir a anulação dos benefícios concedidos a Joesley Batista e aos executivos da JBS, que prestaram depoimento nesta quinta (7), negando que foram orientados pelo ex-procurador Marcelo Miller, que era da equipe de Janot. Eles alegaram que as afirmações gravadas eram apenas uma "conversa de bêbado”.