Dilma rebate O Globo: "Jornalismo de guerra e manipulação rasteira"

Por meio das redes sociais, a presidenta eleita Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (6), que o jornal O Globo pratica o "jornalismo de guerra". A afirmação foi para repudiar a capa do jornal que publicou foto das malas e caixas com R$ 51 milhões em dinheiro vivo que foi encontrado pela Polícia Federal em um imóvel utilizado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), logo abaixo da manchete que trata da denúncia contra ela, Lula e outras lideranças do PT por "organização criminosa".

Dilma Rousseff - Marcos Oliveira/Agência Senado

Para a presidenta, o jornal da família Marinho misturou propositalmente as duas capaz numa tentativa de "manipular" o leitor e passar a ideia de que os recursos pertenceriam a um esquema de corrupção operado pelo PT.

"Vergonha! Jornalismo de qualidade e isento não é praticado pela Globo e @JornalOGlobo. Exemplo de Jornalismo de Guerra e manipulação rasteira: capa @JornalOGlobo. Montagem: mala de $ Geddel e manchete Dilma e @LulapeloBrasil", escreveu Dilma em seu Twitter.

A Procuradoria Geral da República decidiu apresentar a denúncia envolvendo Lula, Dilma, Antonio Palocci, Guido Mantega, João Vaccari Neto e Edinho Silva, entre outros, exatamente um dia após a JBS revelar em áudio um suposto esquema que teria favorecido Joesley Batista e outros empresários em acordo de delação premiada. Nomes próximos do procurador-geral Rodrigo Janot, como o de Marcelo Miller, são investigados.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) também se manifestou, em suas redes sociais, contra a capa do jornal da família Marinho. "CANALHAS !! Jornal podre e golpista, ilustra matéria sobre denúncia fake de Janot contra Dilma e Lula, com foto da fortuna do PMDB/Geddel. Quando você quiser saber o que é jornalismo criminoso lembre dessa capa aqui !!", disse o parlamentar.

O jornalista George Marques foi outro que criticou. "A maior apreensão $$ em espécie da história e O Globo não conseguiu um título com o nome do suposto beneficiário, Geddel (PMDB)? Entrelinhas: por um instante o @JornalOGlobo sugere que as malas vinculadas a Geddel não são dele. Ah o jornalismo…", disse em seu Twitter.