Secretário da CTB: Enfrentar com afinco a reforma da Previdência

“É um desafio muito grande, a Previdência é um assunto que unifica a sociedade”. Com essas palavras, Jadirson Tadeu Cohen Paranatinga resume o trabalho que terá nos próximos quatro anos. Ele é o novo secretário da Previdência, Aposentados e Pensionistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e assume o cargo depois de ter passado pelo Conselho Fiscal da Central. Paralelamente, atua como coordenador-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campinas.

Tadeu Paranatinga, novo secretário previdencia CTB - Reprodução do Portal CTB

“A pauta da Previdência propõe um debate para o conjunto da sociedade, e vai nos colocar junto ao público. A Previdência diz respeito tanto ao privado quanto ao público, tanto ao trabalhador do campo quanto ao da cidade”, refletiu. Ele vê na Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer uma ameaça, e observa: “Cada um de nós tem que assumir o tema e fazer o enfrentamento com afinco, para dividir com toda a classe trabalhadora”.

Paranatinga é militante da SSB, a corrente do Sindicalismo Socialista Brasileiro. Ele atua em defesa dos direitos dos trabalhadores desde que se tornou servidor público da Prefeitura de Campinas, em 1997. A partir de 2007, quando assumiu a coordenadoria de seu sindicato, foi um dos responsáveis por aproximar a entidade da CTB, e articulou para que o sindicato se juntasse à Central pouco tempo depois de sua fundação.

Isso culminou em sua nomeação, durante o 4º Congresso Nacional de CTB, para a pasta da Previdência. “Eu fiquei muito feliz de ver, durante o Congresso, aqueles gigantes falando – as falas de Batista, Joilson, do Wagner, do Vicente, do Pascoal… de todos os que sentaram juntos para pensar esta Central”, diz. “A CTB traz um projeto diferente para o sindicalismo brasileiro, e portanto me colocou à disposição de todos os secretários para trabalharmos e aprendermos juntos”.

O novo secretário chega para ocupar o espaço de Pascoal Carneiro, que deixou a pasta da Previdência para assumir a presidência da CTB-BA. Ele terá o desafio de conduzir a CTB no enfrentamento contra a PEC 287/16, a Reforma da Previdência, cujos efeitos destrutivos o Portal CTB vem abordando desde os primeiros estágios de tramitação.