Juventude do MST no Ceará encerra jornada nacional ocupando as ruas

Na manhã da última sexta feira (1), a Juventude Sem Terra do Ceará foi às ruas denunciar o descaso com a educação pública brasileira. As atividades, organizadas por jovens estudantes das escolas de ensino médio do Campo José Fidélis e Patativa do Assaré, aconteceram nas cidades de Canindé no Sertão Central do Ceará e no município de Santana do Acaraú região do Acaraú.

Juventude do MST no Ceará - Reprodução do portal do MST

No município de Canindé cerca de 500 educandos, educadores e assentados da Reforma Agrária participaram da ação que aconteceu na câmera dos vereadores, prefeitura municipal de Canindé e na CRED. Na ocasião, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi impedido de participar da sessão na câmara dos vereadores.

Já em Santana do Acaraú, cerca de 200 jovens educandos, educadores e assentados/as de da Reforma Agrária participaram da marcha no centro da cidade e ocuparam a prefeitura municipal. Além da pauta nacional os manifestantes reivindicaram da prefeitura o conserto das estradas que estão em condições precárias e o pagamento dos transportes escolares que há uma semana não estão funcionando.

"Nós, estudantes das escolas do campo saímos às ruas para reivindicar nossos direitos, aqui no nosso assentamento as estradas estão em péssimas condições, na semana passada, inclusive, aconteceu um acidente com o transporte escolar, mas, até o momento, a prefeitura não resolveu o problema, então estamos aqui lutando para conquistar melhorias para nossa escola e nossa comunidade", afirmou Mateus Roberth, educando da escola José Fidélis.

8ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra no Ceará

Para Luiz Marim, militante do MST, “a Jornada da Juventude é um momento de reafirmar a luta em defesa dos direitos da juventude Sem Terra.

Diante desse momento da conjuntura brasileira, não admitimos retrocessos, e as escolas têm um papel fundamental nesse processo de entendimento e no fortalecimento da construção da Reforma Agrária Popular”, afirmou.

Desde o dia 7 de Agosto a Juventude Sem Terra do Ceará tem realizado debates, oficinas, atividade esportiva e cultural, reuniões, roda de conversas sobre a conjuntura, além de discussões em torno da 8ª Jornada Nacional da Juventude, tendo como Lema: Ocupa Juventude as Escolas e as Ruas.