Reviravolta na política externa brasileira gera polêmica

Em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional nesta quarta-feira (30), a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) denunciou mudança nas posições do Ministério das Relações Exteriores diante da Venezuela. 

Jo - Richard Silva/PCdoB na Câmara

 “O Itamaraty sempre foi muito cuidadoso em se pronunciar sobre situações internas de outros países. Digo isto não apenas em relação aos governos Lula e Dilma. É de bem antes. Eu vejo que hoje se extrapola, se opina até sobre política macroeconômica”, disse.

A manifestação ocorreu em meio a debates sobre a crise política e econômica venezuelana. “É uma nova posição com qual eu discordo. Nessa virada, a diplomacia brasileira altera a lógica de o Brasil de ser um país de intermediação, de construção e de diálogo”, afirmou ao exemplificar, citando uma foto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com Hugo Chaves e Fidel Castro na inauguração da hidrelétrica que fornece energia a Roraima.

Além de afirmar que “as questões colocadas na audiência não correspondem aos fatos”, a parlamentar apontou como demonstração de seu posicionamento a foto do presidente do Irã, em um vídeo exibido durante a sessão. “Uma situação absolutamente constrangedora, pelo menos para mim, que é a foto do presidente do Irã estar aí. Faço, em meu nome, em nome do povo brasileiro, um pedido de desculpas ao povo e ao governo iraniano”.

Jô lembrou ainda que aqueles que se pronunciaram na reunião, até mesmo venezuelanos, não se comentaram a posição do governo norte-americano de aplicar sanções contra a Venezuela. “Sanções contra a Venezuela não são sanções contra o presidente Nicolás Maduro. Como afirmou muito bem o ministro Jorge Arreaza (de Negócios Estrangeiros): ‘Talvez os Estados Unidos estejam tentando promover uma crise humanitária em nosso país. O que querem? Querem matar os venezuelanos de fome?’.

Durante a sessão, Jô Moraes chegou a articular moção de repúdio contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por atos praticados.