Muçulmanos no Reino Unido são ameaçados a ataques com ácido

Autoridades britânicas investigam vários casos de cartas com ameaças à comunidade muçulmana.

muculmanas

A polícia britânica está investigando o envio de cartas a muçulmanos residentes da cidade de Bradford, no norte do Reino Unido, em que estes são ameaçados com ataques de ácidos corrosivos, noticia o jornal britânico The Guardian.

As autoridades de West Yorkshire, condado a que pertence Bradford, afirmam que as ameaças estão sendo levadas “extremamente a sério”, o patrulhamento está sendo reforçado em Hanover Square, zona da cidade onde pelo menos duas pessoas receberam cartas semelhantes.

Ao jornal britânico, uma porta-voz da polícia afirmou que “as autoridades estão trabalhando com as comunidades locais” para identificar os responsáveis. "Nós entendemos o impacto que os crimes de ódio podem ter nas comunidades e nos indivíduos, e crimes desta natureza não serão tolerados”, acrescentou a porta-voz.

Numa das cartas, a mensagem é acompanhada por uma espada pela bandeira de Inglaterra, e lê-se apelos à morte da "escória muçulmana”. São ainda ameaçadas com ataques de ácido as mulheres que usam burca.

As cartas são recebidas poucos dias antes de um protesto agendado pelo movimento xenófobo da Liga de Defesa Inglesa, nota ao Guardian um dos destinatários das cartas que preferiu não ser identificado, e que teme um aumento da tensão em torno da manifestação de sábado. A marcha ocorre numa importante data para a comunidade muçulmana.

Entretanto, o jornal Independent noticia que as autoridades britânicas procuram um militante de extrema-direita que é suspeito de enviar outro conjunto de cartas com ameaças islamofóbicas para endereços no Reino Unido e nos Estados Unidos. Numa das cartas, a que o diário teve acesso, é feita uma ameaça de ataque bombista contra a mesquita de Forest Gate , em Londres. “Brevemente… quando estiverem presentes muitos muçulmanos, para um efeito máximo”, detalha a missiva.

Outras duas mesquitas da zona de Londres também foram alvo de ameaças feitas através de cartas com carimbo dos correios da cidade de Sheffield.

O Reino Unido registra um aumento do número de crimes de ódio contra muçulmanos. Em pelo menos um dos casos, com o recurso de substâncias corrosivas. Em 21 de Junho, um homem atirou um ácido contra duas pessoas num cruzamento em Londres, entregando-se depois às autoridades. As vítimas sofreram ferimentos graves.

Também em junho foi registado um dos episódios de islamofobia mais graves dos últimos anos, quando um homem atropelou um grupo de fiéis muçulmanos à porta da mesquita de Finsbury Park. Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas.

Só na cidade de Manchester, depois do atentado de um extremista islâmico, em 22 de Maio na saída do concerto de Ariana Grande, matando 22 pessoas, os crimes de ódio contra muçulmanos aumentaram 505%, com 224 queixas apresentadas apenas no mês de Junho.

O terrorismo não pode ser combatido com terrorismo e não se pode justificar a violência a todo um grupo de pessoas porque um indivíduo desse grupo teve uma conduta errônea. Atualmente há 3 milhões de muçulmanos apenas no Reino Unido e eles tem que ser integrados e respeitados.