Delegação do PCdoB-Cuiabá terá paridade de gênero 

"A verdadeira emancipação feminina passa não só pela luta contra a discriminação, a violência e o preconceito, como também pelo empoderamento das mulheres, tanto na vida social como também na ocupação de espaços de poder”.

Mulheres - Miranda Muniz

O comitê municipal (provisório) de Cuiabá, reunida na última quarta-feira (23), deliberou sobre as normas complementares para a realização da 19ª Conferência Municipal preparatória para o 14º Congresso Nacional do PCdoB, bem como definiu o planejamento visando a realização da Conferência Municipal.

Ante a normatização já deliberada tanto pelo Comitê Central, como também pelo Comitê Estadual, obrigatórias para todos o Partido, foram acrescidas apenas 4 aspectos complementares: a) a data 7 de outubro, das 14:00 às 18:00 horas, na Câmara Municipal de Cuiabá, para a realização da Conferência Municipal; b) o critério da escolha de delegados e delegadas, sendo que tod@s que tenham participado das assembleias de bases são delegados natos à Conferência; c) o dia 6 de outubro como data limite para a realização das assembleias de base e d) a paridade de gênero para a eleição dos delegados e delegadas à 19ª Conferência Estadual.

O presidente do PCdoB de Cuiabá, Miranda Muniz, enfatizou que a busca da paridade de gênero tanto nas instâncias partidárias como nas delegações que participam de eventos é uma orientação importante que o Partido vem adotando nacionalmente, “como uma das formas de incentivar uma maior participação feminina, algo muito salutar, haja vista que a verdadeira emancipação feminina passa não só pela luta contra a discriminação, a violência e o preconceito, como também pelo empoderamento das mulheres, tanto na vida social como também na ocupação de espaços de poder”.

Já Ana Flávia, secretária de organização do Comitê Municipal, destaca que a questão do empoderamento das mulheres é uma preocupação constante do PCdoB de Cuiabá. Ela lembrou ainda “que dos atuais 14 membros do comitê, 6 são mulheres, maior percentual entre todos os comitês municipais do Estado”.

Outro aspecto importante, ressaltado por Lane Costa, integrante da Comissão Política do Comitê Estadual e que se fazia presente na reunião, é de que no Comitê Estadual, composto por 27 integrantes, “9 são mulheres, sendo que 8 delas atuam na Capital”.

Outro dado bastante revelador é de que praticamente a metade de quem fez o recadastramento no PCdoB Digital em Cuiabá são mulheres.

Precedendo a Conferência Municipal serão realizadas assembleias de base nas seguintes organizações de base: 1) Educação Pública; 2) Educação Privada; 3) UFMT (professores e técnicos administrativos); 4) Estudantes Universitários; 5) Estudantes Secundaristas; 6) Bairro Norte; 7) Bairro Sul; 8) Chê Guevara (intelectuais e profissionais liberais); 9) Juristas; 10) Profissionais da Saúde; 11) Professor Carlos Reiners (servidores públicos); 12) Trabalhadores em Geral.