"Obrigado por ter me apresentado o mundo", diz estudante a Flávio Dino

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), usou o Twitter para compartilhar em sua linha do tempo uma postagem do final do ano passado, mas que só ganhou destaque nesta sexta-feira (25) e acabou viralizando entre internautas maranhenses.

Flavio Dino e estudante

O post foi publicado originalmente na Internet em 29 de novembro de 2016 pela então estudante de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Luiza Carolina, que participou da primeira edição do Cidadão do Mundo, programa estadual implantado por Dino, que oferece oportunidade para jovens maranhenses egressos de escolas públicas participarem gratuitamente de intercâmbio internacional.

"Obrigada por ter me apresentado o mundo, eu tive que dizer isso pessoalmente", confidenciou Luiza Carolina na legenda da foto em que aparece recebendo um abraço do governador, logo após ter retornado de Vancouver, no Canadá, onde passou três meses estudando inglês e aprendendo a cultura canadense.

Na época, Luiza Carolina e outros 61 estudantes que voltavam de intercâmbio nos Estados Unidos e no Canadá foram recepcionados pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão.

"Não sou fã de política, até porque nosso país não nos ajuda acreditar, mas esse cara é brilhante, ele acende um ponto de esperança em nós, ele acredita nos jovens, ele ofereceu oportunidades jamais imagináveis, ele realizou sonhos que pareciam impossíveis. Sim, hoje, graças ao governo do Maranhão eu sou uma Cidadã do Mundo", declarou Luiza Carolina em sua postagem.

Cidadão do Mundo

As palavras de Luiza Carolina, relembradas quando o Cidadão do Mundo está prestes a finalizar a sua terceira edição, sintetizam bem o que o programa vem representando para os intercambistas maranhenses e qual a importância social desse tipo de programa.

Além de ter o melhor custo-benefício entre os programas de intercâmbio oferecidos por outros estados, o Cidadão do Mundo também se destaca por outro motivo no cenário nacional. Diferente do programa federal Ciência sem Fronteiras – que sofreu um corte drástico e encerrou a oferta de estudos no exterior para jovens matriculados em universidades – o Cidadão do Mundo continua levando mais jovens para estudar inglês, espanhol e francês fora do Brasil.

“O corte do Ciência sem Fronteiras interrompeu a chama de um sonho que só reacendeu com o Cidadão do Mundo. Hoje sei que vou fazer um intercâmbio em outro país porque o governo do meu estado vai oferecer”, conta a estudante aprovada para passar três meses em Madri, na Espanha, para estudar espanhol.

No ano passado, o governo Michel Temer (PMDB) acabou com as bolsas do programa Ciência sem Fronteiras destinadas a estudantes de graduação que queriam estudar fora do Brasil. Em 2017, a verba federal para pesquisa já caiu 44%, com impacto fortemente negativo para a ciência brasileira.

Enquanto a gestão Temer caminha na contramão do desenvolvimento democrático da ciência ao encerrar uma iniciativa que beneficiou mais de 70 mil estudantes de graduação, no Maranhão a administração Flávio Dino manteve os investimentos destinados ao programa, e em dois anos e oito meses de governo, já enviou um total de 300 maranhenses para estudar na África do Sul, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos e França.