Seminário no Maranhão: desafios da comunicação na gestão pública 

Os desafios da comunicação nas administrações públicas será o tema em debate no seminário promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé que tem início nesta sexta-feira (25) às 18 horas, no Convento das Mercês (Rua da Palma, 502), no centro histórico da cidade de São Luís do Maranhão.

desafios da comunicação publica

O seminário reúne importantes gestores e especialistas em comunicação para a troca de experiência e perspectivas da comunicação estratégica na administração pública.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), os prefeitos de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e de Macapá, Clécio Luis (Rede), e os ex-prefeitos de São Paulo Fernando Haddad (PT) e de Belém Edmilson Rodrigues (Psol) participam do debate sobre balanço e perspectivas da comunicação na abertura do seminário nesta sexta-feira (25).

No sábado (26) pela manhã, o seminário tem como tema "a força da Internet", com os jornalistas, Leandro Fortes, diretor da agência de comunicação CobraCriada, Renato Rovai, editor da Revista Fórum e Renata Mielli, coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), além de Juan Pessoa, especialista em redes sociais.

Na segunda mesa, às 13 horas, o tema discutido será "a radiodifusão pública e comunitária "com Tereza Cruvinel, jornalista e fundadora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Ricardo Melo, ex-presidente da EBC; Laurindo Lalo Leal Filho, jornalista e professor aposentado da USP; Márcio Jerry, secretário de Comunicação do Maranhão e ex-diretor da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço);

"O papel das secretarias de comunicação" será tema da mesa das 16 horas com Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; Sandra Recalde, Comunicação da Prefeitura de Maricá (RJ); Robinson Almeida, ex-secretário de Comunicação do governo da Bahia e deputado federal (PT-BA).

Além do Barão de Itararé, realizador do Seminário, o evento conta com o apoio do governo do Maranhão, das fundações, Mauricio Grabois, Perseu Abramo e Leonel Brizola e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Programação

25 de agosto, sexta-feira, às 18 horas

Balanços e perspectivas

– Flávio Dino – governador do Maranhão (PCdoB);
– Edivaldo Holanda Júnior – prefeito de São Luís (PDT);
– Fernando Haddad – ex-prefeito de São Paulo (PT);
– Clécio Luis – prefeito de Macapá (Rede);
– Edmilson Rodrigues – ex-prefeito de Belém (Psol).

26 de agosto, sábado

9 horas – A força da Internet

– Renata Mielli – coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC);
– Leandro Fortes – jornalista e diretor da agência de comunicação CobraCriada;
– Juan Pessoa – especialista em redes sociais;
– Renato Rovai – editor da Revista Fórum
13 horas – A radiodifusão pública e comunitária
– Tereza Cruvinel – jornalista e fundadora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
– Ricardo Melo – ex-presidente da EBC;
– Laurindo Lalo Leal Filho – jornalista e professor aposentado da USP;
– Márcio Jerry – secretário de Comunicação do Maranhão e ex-diretor da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço);

16 horas – O papel das secretarias de comunicação

– Franklin Martins – ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
– Altamiro Borges – presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé;
– Sandra Recalde – Comunicação da Prefeitura de Maricá (RJ);
– Robinson Almeida – ex-secretário de Comunicação do governo da Bahia e deputado federal (PT-BA);