Secitece: Governo do Ceará inaugura barco robótico no rio Cocó

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), inaugura na manhã desta sexta-feira (25), o barco robótico Iracema, projetado para fazer a análise e o monitoramento das águas dos mananciais do Ceará. O equipamento será lançado no Parque Estadual do Cocó.

Secitece: Governo do Ceará inaugura barco robótico no rio Cocó

Desenvolvido em território cearense pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), organização social vinculada à Secitece, e pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – Campus Nordeste (CTI-NE), o projeto Iracema representa um salto para a pesquisa oceanográfica no Brasil.

O barco robótico é capaz de navegar de maneira autônoma e fazer a análise tanto de águas costeiras, ou seja, marítimas, quanto de interiores, como rios e lagoas. Através dele também é possível mensurar a profundidade das massas de água, a fim de determinar a topografia dos leitos dos rios. É o primeiro barco destinado à operação em regiões costeiras.

O equipamento utiliza sistemas e instrumentos robóticos autônomos e arquitetura integrada de software, para coordenação e controle. Deverá atender inicialmente às demandas de órgãos como Funceme, INPE, Cagece e Cogerh, de acordo com solicitação das entidades.

Além do CTI/NE e do ITIC, diversas instituições de pesquisa estão envolvidas no projeto inovador, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal Vale do São Francisco, além do Instituto Atlântico e da empresa Armtec Tecnologia em Robótica.