Renê Vicente:É tarefa do Congresso da CTB elevar consciência classista

Delegados e delegadas paulistas já estão com as malas prontas e grande expectativa para participar do 4º Congresso Nacional da CTB, que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, em Salvador. 

Renê Vicente, presidente CTB-SP - Tallita Oshiro

A delegação de São Paulo é composta por 48 homens e 32 são mulheres, do campo e da cidade escolhidos na etapa estadual, que também elegeu Rene Vicente, presidente da seção paulista.

Renê, que tem uma árdua batalha num estado comandado pelo PSDB (prefeito e governo), destaca sua preocupação com o cenário nacional e reforça que o congresso deverá representar um farol que norteará a ação dos sindicalistas para o próximo período. “Diante dos ataques impostos pelo governo ilegítimo de Temer com aprovação da terceirização, reforma trabalhista, a PEC do fim do mundo que limita os gastos sociais por vinte anos, e a reforma da previdência que promove o desmonte do sistema de seguridade social, o 4º Congresso da CTB tem a tarefa e organizar e elevar a consciência dos sindicalistas classistas para que juntos possamos melhor interferir e organizar a classe trabalhadora para a batalha em defesa de um projeto para o país, que resgate a democracia, a soberania nacional, e a volta dos direitos trabalhistas”, opinou Vicente.

Atualmente, a CTB São Paulo ocupa a quarta posição no quadro de representatividade da CTB Nacional. Ao todo são 103.863 trabalhadores (as) de 97 entidades filiadas, sendo 55 sindicatos urbanos, 39 rurais, 3 Federações e 14 núcleos de oposição.

Para Rene Vicente, esse crescimento é fruto da política democrática, classista e defendida pela CTB. “Cabe destacar que alcançamos uma vitória importante elegendo 47% da diretoria do Sindicato dos Metroviários. A CTB estava fora da direção desta importante categoria desde o 3º Congresso. Hoje temos representação em diversas áreas do movimento sindical paulista: educação, saúde, transporte, saneamento/urbanismo, servidores públicos, rurais. Isso para nós é uma grande vitória”, destacou.

O 4º Congresso da CTB reunirá em Salvador, a partir do dia 24, mais de 1.200 delegados e delegadas de todo o Brasil e do mundo para um debate amplo e democrático, que definirá os caminhos da Central e elegerá a nova diretoria nacional.