Irã e Rússia compartilham as mesmas posições no conflito sírio

O embaixador russo em Teerã, Levan Jagarian, disse que seu país e o Irã compartilham posições sobre a crise na Síria.

levan

“A Rússia se encontra em estreita cooperação com o Irã na Síria (…) e tanto Moscou como Teerã compartilham posições perante o conflito armado na Síria”, declarou no sábado (19) Jagarian em uma entrevista concedida à agência de notícias iraniana ISNA.

Ao qualificar de “legítima” a presença militar do Irã e da Rússia na Síria, declarou que a presença de outros países no território sírio é ilegal, já que tal medida se realizou sem o consenso do governo de Damasco.

Sobre o ataque de represália que o Corpo dos Guardiães da Revolução Islâmica do Irã (CGRI) lançou contra as posições do grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico (EI), assegurou que “a Rússia não estava a par dos ataques iranianos”.

Em 18 de junho último, o CGRI, em resposta aos atentados perpetrados em 7 de junho pelo EI contra a Assembleia Consultiva Islâmica do Irã e o mausoléu do fundador da República Islâmica, o Imam Khomeini, ambos em Teerã, capital iraniana, atacou as posições do EI em Deir Al-Zur.

Quanto à presença militar da Rússia no Oriente Médio, o diplomata russo disse que Moscou com esta medida “busca promover a segurança na região, iniciativa que também busca o Irã nessa região caótica”.

Também deixou claro que Vladimir Putin e Bashar al-Assad, presidentes de Rússia e Síria, respectivamente, são as autoridades a quem cabe decidir o momento em que as forças russas deverão deixar o território sírio.