Presidenta do Chile propõe legalizar o casamento gay

No próximo dia 28 de agosto, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, vai apresentar o projeto de lei que busca permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A iniciativa foi desenvolvida junto ao Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movih).

Marcha pelo casamento gay no Chile - Divulgação

O projeto começou a ser desenvolvido no final de 2016, logo que a organização denunciou o Estado chileno junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos por proibir a oficialização do matrimônio homoafetivo e adoção homoparental.

Após esta denúncia, o governo ratificou o pedido da organização e passou a trabalhar de forma conjunta neste projeto que será apresentado nos próximos dias. No entanto, um dos porta-vozes do Movih, Rolando Jiménez, afirma que há receio de que outras organizações tentem impedir o andamento da lei.

Recentemente, organizações de extrema direita fizeram uma campanha homofóbica com grande circulação por toda a capital, Santiago. Diante deste cenário é que o Movih tem receio de uma nova onda conservadora contra o projeto de lei.

No próximo dia 28 o projeto será apresentado ao Parlamento que deverá debater e votar para voltar, ou não, à sanção presidencial.