Gerdau põe em risco a vida do trabalhador em nome do lucro, diz CTB-MG

Dois trabalhadores morreram e outros dez ficaram feriados em explosão da usina da Gerdau, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. A explosão ocorreu na manhã desta terça-feira (15/08). A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Minas Gerais (CTB-MG) demonstra sua fraterna solidariedade aos familiares das vítimas e manifesta o total repúdio a mais um crime que vitimiza pessoas em seus locais de trabalho.

Explosão na Gerdau em Minas mata dois trabalhadores e deixa dez feridos

Em novembro do ano passado, três operários morreram na mesma usina. Segundo informações divulgadas pelo sindicato, com as mortes desta terça, foram 7 mortes na Gerdau Ouro Preto apenas nos últimos 12 meses.

Para a CTB-MG esses números expõem a grave situação de segurança e saúde do trabalhador na Gerdau. A empresa é uma das maiores companhias siderúrgicas do mundo, mas em nome do lucro coloca em risco a vida dos seus trabalhadores. “Acreditamos que não foi acidente, não foi ao acaso, porque quando morrem dois trabalhadores e a soma dos óbitos aumenta no local de trabalho demonstra que não há segurança para se trabalhar. A Gerdau proporcionou um ambiente de risco de morte para seus trabalhadores e isso é muito grave”, repudia a presidenta da CTB-MG Valéria Morato.

Como resultado da ganância do lucro, da irresponsabilidade e da negligencia, vidas foram ceifadas mais uma vez. Denúncias de falta de manutenção e até os óbitos anteriores apontam que a explosão poderia ter sido evitada. A CTB-MG exige punição concreta aos responsáveis desse crime e o envolvimento do Ministério do Trabalho no caso.

O assassinato da classe trabalhadora no Brasil tem que ser denunciado a exaustão. O nosso país é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, Índia e Indonésia.