Uruguai condena ameaça dos Estados Unidos contra Venezuela

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, manifestou nesta terça-feira (15) que “rechaça enfaticamente e bruscamente as declarações” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possível intervenção militar na Venezuela.

Tabaré Vázquez - Divulgação

“Existe um rechaço absoluto por parte do governo uruguaio” caso os Estados Unidos execute ações militares contra o país sul-americano, disse o presidente uruguaio em uma coletiva de imprensa.

Tabaré disse ainda que os problemas internos da Venezuela devem ser resolvidos pelo povo venezuelano e cabe aos outros países respeitar a soberania popular e de Estado.

Recentemente o Mercosul suspendeu a Venezuela do bloco devido à eleição da Assembleia Nacional Constituinte. A decisão foi considerada ingerencista pela chancelaria venezuelana porque fere os princípios de não interferir nos assuntos internos do país. Na ocasião o Uruguai votou com os demais países – Argentina, Brasil e Paraguai – pelo afastamento.

No entanto, depois das declarações de Trump, mesmo países que nos últimos tempos atuaram pela desestabilização de Maduro, como é o caso do Brasil e da Argentina, se posicionaram contrários ao presidente norte-americano.