Presidente do Equador rechaça ingerência dos EUA na Venezuela

O presidente do Equador, Lenín Moreno, se pronunciou nesta segunda-feira (14) sobre a crise política na Venezuela e as ameaças do presidente norte-americano, Donald Trump, que disse não “dispensar” a possibilidade de intervir militarmente no país sul-americano.

Lenin Moreno

Lenín pediu aos Estados Unidos que respeite o princípio de não interferir nos assuntos soberanos de outros Estados. “Expressamos nosso respeito à autodeterminação dos povos e à não ingerência”, afirmou.

O presidente pediu ainda que a Venezuela busque uma saída para a crise política através do diálogo. Neste sentido, destaca-se os diversos chamados feitos por Nicolás Maduro à oposição, para debater a questão interna do país.

Desde a ameaça de Trump, feita na última sexta-feira (12), quando ele afirmou que considera intervir militarmente na Venezuela, o clima na América Latina esquentou. Mesmo os países que buscaram a desestabilização de Maduro, como o próprio Brasil e a Argentina, agora já se pronunciaram contra a declaração do presidente norte-americano.