Posse da UNE reafirma unidade para construir o futuro

Apoio e união foram as palavras de ordem entre representantes de movimentos sociais durante a posse da nova diretoria da UNE

Posse da UNE em 2017 - SP - UNE

“Se necessário vamos ocupar cada universidade desse país, ao lado dos estudantes, contra o desmonte da educação”. A fala de Guilherme Boulos, coordenador da Frente Povo Sem Medo, resumiu o clima de unidade entre os representantes de movimentos sociais que participaram do ato político pelas “Diretas Já”, na última sexta-feira (11), na Faculdade de Direito da USP, durante a posse da nova diretoria da UNE.

Fasubra, CUT, CTB, Sindicato dos Metroviários, Marcha Mundial das Mulheres, Apeoesp, Unegro, Oclae, CNTE, SBPC, o deputado federal Orlando Silva, a deputada estadual Leci Brandão e a senadora Gleisi Hoffmann estiveram presentes na ocasião que também marcou o aniversário de 80 anos da UNE.

“Os estudantes sabem ser solidários na luta pela qualidade na educação que também é a luta do trabalhador e do povo pobre brasileiro. Devemos permanecer assim, de mãos dadas, para não darmos nenhum passo atrás”, falou Gleisi.

Adilson Araújo, presidente da CTB lembrou que o compromisso da UNE com a luta social ao longo dos anos é também um compromisso com a democracia.

” A UNE sabe como ninguém o valor do estado democrático de direito, e por isso saúdo essa nova direção e reitero que seguimos juntos na luta”, disse.

Momento histórico

O deputado federal Orlando Silva lembrou que naquele mesmo local, em 11 de agosto de 1992, encerrava-se a passeata emblemática que ficou conhecida como “Fora Collor”.

“A UNE, como bem diz o seu hino, reúne futuro e tradição. E é o nosso futuro que devemos continuar defendendo para rompermos com esse desmonte da nação brasileira. As eleições diretas e o Fora Temer são o caminho para a reconstrução do poder popular”, pontuou o deputado.