Neonazistas ficam entusiasmados com resposta de Trump à violência

Os neonazistas e aqueles que apoiam ações e visões supremacistas expressaram satisfação pela condenação irresoluta de Donald Trump dos acontecimentos trágicos na cidade norte-americana de Charlottesville, no sábado (12).

nacionalistas

Ao recusar condenar de modo explícito os recentes protestos da extrema-direita, ocorridos em Charlottesville, Virgínia, Donald Trump deu implicitamente seu apoio aos neonazistas, skinheads e membros da Ku Klux Klan e outros grupos racistas, de acordo com o jornal The Independent.
Falando sobre estes acontecimentos em um de seus clubes de golf, Trump afirmou que condena "a violência de todos os lados" sem indicar concretamente os agressores e autores desta violência, os grupos supremacistas brancos que incitaram os protestos de sábado.

"Condenamos nos termos mais duros esta demonstração de ódio, intolerância e violência de todas as origens e lados", escreveu o líder norte-americano em seu Twitter, repetindo a frase "de todos os lados".

Donald Trump, uma figura pouco popular e polarizadora nos Estados Unidos, recusou responder às questões de jornalistas se vai dizer explicitamente que a extrema-direita foi responsável pela violência e que o comportamento dos neonazistas que participaram da marcha em Charlottesville foi, no mínimo, ruim.

O senador republicano Ted Cruz enviou dois tweets no final de sábado à noite, em um disse: "Se o Estado Islâmico empurrasse um carro para uma multidão, isso seria rotulado de forma rápida e lógica [como terrorismo]. Charlottesville – chamem isso do que é – terrorismo doméstico ".

Os comentários do presidente norte-americano, assim como suas tentativas de não responder, foram recebidas com alegria pela mídia da extrema-direita e por aqueles que assumiram o papel de porta-vozes de neonazistas e supremacistas.

Represantes de sites neonazistas comemoram que Trump recusou a mencionar algo a ver com ele e que quando os jornalistas mencionaram o nacionalismo branco o presidente se recusou a responder. Muitos deles acreditam que os comentarios de Trump foram bons pois ele disse apenas que a nação precisa se unir e não disse nada sobre os grupos fascistas. Eles se consideram cumprindo as promessas da campanha eleitoram de Trump

É difícil acreditar que a omissão de Trump ao culpabilizar “vários lados” pelo incidente foi um descuido. É mais fácil tratá-la como uma lembrança da inadequação de Trump para a presidência.

A preocupação maior é que seu governo dá poder a brancos irritados e preconceituosos que se descrevem como "alt-right", mas que devem ser chamados de "supremacistas brancos". A esperança é que este episódio desonesto e moralmente vergonhoso irá revelar o verdadeiro Trump para os norte- americanos dignos e que não vão confiar nele de novo. Os estadunidenses tem poucas razões para o otimismo.