Armando Reverón, o pintor da luz

Na Venezuela se comemora, em 10 de maio, o Dia Nacional Artista Plástico – é a data de nascimento do pintor e escultor Armando Reverón (1889 – 1953), o grande artista nacional.

Por José Carlos Ruy*

Armando Reverón - Divulgação

Reverón, chamado "pintor da luz" parecia estar sempre no escuro, em uma nebulosidade demente. A casa que construiu à beira mar, em Macuto (na qual viveu seus últimos anos) – e que quis transformar em museu, mas foi destruída por uma enchente em 1999 – trazia uma placa com a frase: “por que estou aaqui? Por meu compromisso com a luz” (¿Qué por qué estoy aquí? Por mi compromiso con la luz).

Sua pintura reflete, também, uma doença mental cujos sintomas levaram muitos a considerá-lo como excêntrico. Mas o levou ao sanatório San Jorge em 1953, onde ficou até a morte. Mas sua arte levou-o aos louros nesse mesmo ano, quando recebeu o Premio Nacional de Pintura no Salão oficial Art venezuelana.

Louco peculiar? Gênio? Não se sabe, tudo depende do espírito com que sua memória é lembrada. E ao avaliá-lo como um dos artistas mais proeminentes do século 20, pouco importa examinar sua saúde mental. Sua arte foi sempre uma grande lucidez, sendo verdadeira loucura.

Veja três obras do artista: 


Maja-mujer acostada – 1936


Luz tras mi enramada – 1926


Marina – 1944