Festa e luta marcam posse da UNE e UEE/SP

Hoje (11/08), a partir das 18h30 acontece o evento de posse das novas diretorias da União Nacional dos Estudantes e da União Estadual dos Estudantes, de São Paulo. Isso mesmo, um evento porque além de política haverá muita cultura no largo São Francisco, centro de São Paulo.

POSSEUEE

A UNE e a UEE/SP participaram da ocupação da Câmara Municipal de São Paulo, encerrada no início da tarde. A ocupação foi uma resposta às políticas de privatizações de diversos espaços públicos paulistanos e ao projeto de redução dos direitos ao passe-livre estudantil que estão sendo implementadas pelo prefeito João Dória/PSDB (confira o vídeo feito no momento da desocupação em: https://www.facebook.com/ueesp/videos/1130299443738858/)

O presidente estadual do PCdoB,deputado federal Orlando Silva, a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, a vereadora Sâmia Bomfim (Psol), o presidente nacional da CTB, Adilson Araujo, a presidenta da Apeoesp, Bebel, e Guilherme Boulos, da coordenação nacional do MTST, confirmaram presença no ato político. Entre os artistas confirmados estão o cantor e compositor Chico César, a poetisa Kimani, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, o rapper Rincon Sapiência e o MC M’Moneys. Mas, muito mais gente deve aparecer, inclusive você.

As novas presidentas das entidades sabem que enfrentarão muitos desafios para mover as lutas estudantis neste momento de retrocesso político e desmonte da educação pública. A nova presidenta da UNE, a estudante de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Marianna Dias, considera que será preciso “fazer muita mobilização e colocar muito estudante na rua para barrar os retrocessos e o avanço desse projeto que não foi aprovado pelas urnas no Brasil”.

Nayara Souza, nova presidenta da UEE/SP e estudante de agronegócio a FATEC São José do Rio Preto, reafirma o compromisso da entidade com a luta contra os cortes na educação, sucateamento das universidades públicas e má qualidade do ensino oferecida pelas instituições privadas e os abusos nas mensalidades e taxas.

Confira a programação e passa lá:

18h30 – Ato Político – Fora Temer, em defesa dos direitos e Diretas Já!;
19h30 – Ato de posse gestão UNE 2017-2019 e gestão UEE/SP 2017-2019;
21h – Festival 80 anos da UNE.