11 de agosto de 2017 - 10h20

Sessão Solene homenageia Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza


A entidade surgiu em 1982 como consequência de processos de lutas e mobilizações comunitárias ocorridas em vários bairros de Fortaleza. A entidade surgiu em 1982 como consequência de processos de lutas e mobilizações comunitárias ocorridas em vários bairros de Fortaleza.
Eliana Gomes agradeceu a presença de todos os participantes da solenidade. A parlamentar enfatizou que a Federação homenageada tem uma grande história na cidade. “A FBFF ocupa diversos espaços em Fortaleza na defesa das mulheres e na luta pela habitação. Ressalto a importância da Federação fechar parcerias com empresas privadas, com a Câmara Municipal de Fortaleza, com o Governo e com o povo de luta. Eliana destacou a participação da Federação no projeto residencial Luiz Gonzaga. A aquisição dos imóveis é a maior do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades e fica localizada no bairro Ancuri.

A homenageada Gorete Fernandes, parabenizou a Federação de Entidades de Bairros e favelas pelos 35 anos de luta. Gorete fez um discurso emocionado e ressaltou a importância da entidade para a construção de uma cidade voltada também para os menos favorecidos. “Imagine o que esta entidade já ajudou na construção de direitos, de moradias e de uma vida digna para o povo. A FBFF luta para que as favelas deixem de ser favelas. Para que as áreas de riscos deixem de ser área de risco”, disse Gorete.

Natanael Mota, atual presidente da FBFF, evidenciou que deu várias entrevistas a diversos veículos sobre a data comemorativa. No entanto, na sessão solene, não era preciso pois se encontrava boa parte dos construtores dessa Instituição. “Boa parte dos aniversariantes que aqui estão, estiveram a frente dessa grande história”, comentou. O presidente relatou que a população precisa lutar mais pela saúde, moradia e saneamento básico. “Não podemos brigar com os galhos e sim com a raiz do problema e isso envolve política. Precisamos nos fortalecer em manifestações”, declarou.

Homenageados na Solenidade: Raimundo Moacir da Costa, Francisco Soares Neto, Paulo Holanda, Maria Gorete Fernandes Nogueira, Michel Platiny Sousa de Moura (in memoriam), Regina Maria da Silva Severino (in memoriam).

Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza

De acordo com a proposição da parlamentar, a entidade surgiu em 1982 como consequência de processos de lutas e mobilizações comunitárias ocorridas em vários bairros de Fortaleza, mais notadamente como resposta aos conflitos surgidos em torno da ocupação do solo urbano. Sua finalidade é contribuir com a mobilização e a organização do movimento comunitário, objetivando levar os moradores dos bairros a resgatar seu direito de cidadania e engajar-se de forma prepositiva na elaboração das políticas públicas da cidade e, em nível maior, nas próprias decisões nacionais.


Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais