Sexualidade e gênero são temas de exposições no Masp

"Nada Levarei Quando Morrer", de Miguel Rio Branco, traz fotografias feitas em área de prostituição no Pelourinho. Série dialoga com mostra de Toulouse-Lautrec

t1

O que obras do pintor francês Henri Toulouse-Lautrec têm a ver com fotografias feitas no Pelourinho? Bordéis e ambiente de prostituição abarcam os temas sexualidade e gênero, que compõem duas exposições em cartaz até 1° de outubro no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Nada Levarei Quando Morrer apresenta 61 fotografias da série Maciel, produzida em 1979 por Miguel Rio Branco na zona de prostituição de mesmo nome, no Pelourinho, em Salvador. O nome da mostra faz alusão à frase que Miguel captou em uma parede no interior de uma casa naquele bairro: “Nada levarei qundo (sic) morrer aqueles que mim deve (sic) cobrarei no inferno”. O fotógrafo frequentou a região durante meses e estabeleceu um vínculo de afinidade com seus retratados, assim como fez Toulouse-Lautrec nos bordéis parisienses no final do século 19.

A exposição de fotografia preenche quatro paredes do museu e cada uma delas enfatiza determinados aspectos da obra de Rio Branco. A primeira, com a frase-título da mostra, traz diversas cenas de rua em que o estado de deterioração dos edifícios dialoga com o uso que os habitantes deram a eles. Na segunda parede, o sexo se torna mais presente em retratos e cenas de nudez. Na terceira, há imagens feitas de dentro para fora ou de fora para dentro dos bares, das casas e de prostíbulos. E a quarta parede apresenta complexas montagens feitas com imagens de revistas no interior da zona, estabelecendo relações entre as fotografadas e outras representações do sexo e da mulher.

Já a mostra Toulouse-Lautrec em Vermelho traz ao público grande parte da produção do artista francês. O título da exposição faz alusão ao salão de entrada de um luxuoso bordel parisiense que o artista frequentou na década de 1890 e onde criou uma relação próxima com as mulheres que ali trabalhavam.

Nada Levarei Quando Morrer e Toulouse-Lautrec em Vermelho
Quando: até 1º de outubro
De segunda a domingo, das 10h às 18h e às quintas, das 10h às 20h
Onde: Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo (SP)
Quanto: R$ 30, R$ 15 (meia-entrada). Grátis às terças
Informações: (11) 3149-5959