Israel bombardeia alvos militares em Gaza

'Em resposta ao projétil que caiu sobre uma área despovoada no Conselho Regional de Hof Ashkelon, aviões da Força Aérea atacaram dois postos do Hamas no norte da Faixa de Gaza', diz exército israelense

israel

A Força Aérea de Israel bombardeou na madrugada desta quarta-feira (09/08) vários pontos da Faixa de Gaza, ferindo duas pessoas, em resposta ao lançamento de um foguete do território palestino na noite de terça (08/08), informaram fontes de segurança palestinas e israelenses. Ao menos dois civis ficaram feridos e foram levados a um hospital.

O exército israelense confirmou o ataque em comunicado. "Em resposta ao projétil que caiu sobre uma área despovoada no Conselho Regional de Hof Ashkelon, aviões da Força Aérea atacaram dois postos do Hamas no norte da Faixa de Gaza", diz a nota.

Pouco depois das 21h locais de terça-feira (15h de Brasília), um foguete lançado do território palestino caiu em Israel, mas sem causar danos e feridos. Os disparos de foguetes da Faixa de Gaza, que está submetida a um bloqueio por parte de Israel desde que o Hamas assumiu seu controle em 2007, são registrados de forma intermitente.

Desde o fim do último grande conflito bélico entre Israel e os grupos armados de Gaza, em agosto de 2014, ambas as partes mantêm uma trégua que está sendo respeitada, com lançamentos ocasionais de foguetes.

A autoria deles não é reivindicada pelo Hamas, e esses lançamentos costumam ser respondidos com bombardeios israelenses contra alvos militares do movimento palestino.

Israel responsabiliza o Hamas por qualquer agressão contra o seu território procedente de Gaza, pois o grupo islamita é quem governa o território na prática, porém esse ataque pode muito bem ter sido algo pontual de algum morador de Gaza.