8 de agosto de 2017 - 17h54

Exibição do filme Terra em Transe marca 3ª Mostra Ambiental do Recife 


Divulgação
Programação inclui exibição de 21 filmes, oficinas; saraus e debates Programação inclui exibição de 21 filmes, oficinas; saraus e debates
A mostra está dividida em duas etapas. A primeira começou ontem (7) e vai até o dia 11 de agosto, com a realização das oficinas de Sensibilização Ambiental, com Daniele Carvalho, bióloga, professora, educadora ambiental e coordenadora de formação da MARÉ; e Vídeo ambiental, com a cineasta Lilian Alcântara. As oficinas acontecem nas escolas Professor José da Costa Porto, na comunidade do Coque; e Poeta Jonas Braga, em Campo Grande.

A segunda etapa vai dos dias 12 e 18 de agosto, com apresentação da mostra audiovisual, debates e atividades culturais. A grade de exibição dos filmes é composta por três longas e 17 curtas-metragens, além da Sessão Guerrilha, com filme surpresa na UFPE.

Segundo o coordenador da mostra e produtor cultural Rafael Buda, a 3ª MARÉ pretende trazer à tona questões que apesar de urgentes, não são debatidas com profundidade pela população da Região Metropolitana do Recife. ”A 3ª MARÉ se consolida com um debate urgente sobre a cidade que temos e a cidade que queremos. Seus conflitos, a interação do homem com o meio ambiente e as lutas políticas atuais são fios condutores para uma reflexão que permeia toda a programação. Assim, como o fluxo da maré, apresentamos filmes que traduzem esse sentimento e escancaram nossas contradições”.

Eixos temáticos

Diferentemente das edições anteriores, as atividades da mostra deste ano vão girar em torno de três eixos temáticos: Cidades&Conflitos; Povos&Territórios; e Ecossistemas&Biodiversidade. O eixo Cidades&Conflitos abordará os desafios da mobilidade urbana, a luta pelo direito à moradia, o desmonte dos espaços públicos coletivos e outras questões pertinentes ao tema.

No eixo Povos&Territórios se fará uma reflexão sobre o processo de homogeneização das tradições e culturas, provocadas pela globalização, e a busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento e a valorização da cultura popular, o respeito pelas diferentes etnias e a manutenção dos povos tradicionais. A atual problemática ambiental é tema do eixo Ecossistemas & Biodiversidade.

A MARÉ é uma realização Asaga Audiovisual, produção da Bonsucesso Comunicação e Cultura, incentivo do Fundo Municipal de Meio Ambiente do Recife e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentabilidade e Meio Ambiente do Recife. Em sua terceira edição, a mostra já se consolida no calendário cultural do Recife.

Clique no link e veja a programação completa da 3ª MARÈ.
encurtador.com.br/kpzKO 

Audicéa Rodrigues, com informações da organização da mostra.
Do Recife




  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais