Trump lança informativo de notícias que só falam bem do governo

Mais uma vez contra a imprensa tradicional e a pluralidade de ideias, Donald Trump cria um jornal no facebook que ele chama de informativo de “notícias reais” na qual ele faz propagandas só com notícias boas sobre a sua gestão

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Dura um minuto e meio e imita o formato de um boletim informativo na televisão. Começa com o título “Notícias da semana” e narra três informações sobre o presidente norte-americano, Donald Trump. Combina música de fundo e imagens. Mas não é um boletim qualquer. Termina com uma mensagem da apresentadora: “Estas são as notícias reais”.

Em sua cruzada contra os meios de comunicação tradicionais, Trump criou seu próprio informativo, divulgado em sua página do Facebook e financiado por sua campanha. O republicano distorceu o conceito de “notícias falsas”, qualificando como errônea qualquer informação que seja crítica a ele. Trump faz alguns grandes anúncios pelas redes sociais, mas principalmente ataca a cobertura midiática, de tal modo que se questiona seu respeito pela liberdade de imprensa. Exibe sua obsessão e aversão pelo que considera uma guerra contra ele para encobrir suas conquistas na Casa Branca.

Em seu boletim no Facebook, publicado pela segunda vez no domingo, tudo são boas notícias. Não há contextualização da informação, nem indícios de crítica. “O presidente Trump claramente recolocou a economia na direção certa”, diz a apresentadora Kayleigh McEnany sobre os últimos dados de criação de emprego. É óbvio, por exemplo, que a melhora nos índices trabalhistas manteve o ritmo dos últimos meses de presidência de Barack Obama.

McEnany, até recentemente comentarista na rede CNN – o arquétipo das “notícias falsas” para Trump –, acaba de ser nomeada porta-voz do Partido Republicano. No informativo, fala-se dos dados de desemprego e do apoio do presidente a uma proposta de lei que reduziria a imigração legal nos Estados Unidos porque “achatou os salários dos trabalhadores norte-americanos”. O boletim termina com a condecoração de um veterano da guerra do Vietnã pelo presidente.

As redes sociais foram uma plataforma fundamental da campanha de Trump que lhe permitiram uma conexão direta com seus eleitores e até hoje divulga informações oficiais pelo twitter.
É habitual que os políticos norte-americanos tenham uma estratégia ativa de comunicação na Internet. O que é insólito é promoverem seus próprios canais com objetivo de difamar os veículos tradicionais e divulgar propaganda a seu favor.

“Aposto que não ficaram sabendo de tudo que o presidente conseguiu nesta semana porque há muitas notícias falsas por aí”, proclamou Lara Trump, nora do presidente, no primeiro informativo de “notícias reais”, divulgado no final de julho.