Frente Brasil Popular reúne movimentos sociais em Londrina

Movimentos sociais, entidades e organizações do norte do Paraná se reúnem em Londrina neste sábado (5) para uma plenária da Frente Brasil Popular. O evento marca o lançamento do Plano Popular de Emergência elaborado pela Frente, que apresenta saídas para a crise política e econômica do Brasil, aliadas à garantir de soberania nacional e à manutenção de diretos trabalhistas e sociais.

Frente Brasil Popular - Luiza Braga

Além do lançamento do programa, a programação do encontro tem previstas mesas de debate sobre a conjuntura atual, os desafios para os movimentos sociais e a organização Frente Brasil Popular na região. Entre os palestrantes confirmados estão Diego Moreira, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Poliana Aparecida dos Santos, integrante do setor de movimentos sociais do Partido dos Trabalhadores, e José Damasceno, da coordenação estadual do MST do Paraná.

A atividade será das 8h30 às 13h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP – Sindicato), que fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1834, Quebec.

Plano Popular de Emergência

O documento foi lançado pela Frente em junho, e contém uma série de propostas divididas em dez grandes eixos que apresentam saídas concretas e objetivas à sociedade brasileira. São eles: democratização do Estado; políticas de desenvolvimento, emprego e renda; reforma agrária e agricultura familiar; reforma tributária; direitos sociais e trabalhistas; direitos humanos e cidadania; segurança pública; defesa do meio ambiente; política externa soberana; e direito à saúde, à educação, à moradia e à cultura.

Para explicar melhor tais propostas e ampliar o debate, e tendo como ponto de partida a realidade das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros, o Brasil de Fato produziu o especial "O povo contra a crise: um plano para o Brasil", com conteúdos em texto, áudio, vídeo e artes detalhando o documento.