Vox Populi reforça medo dos golpistas: Lula lidera intenções de voto

Durante a sessão da Câmara dos Deputados que rejeitou o prosseguimento da denúncia contra Michel Temer por crime de corrupção passiva, os deputados da base aliada do governo sentiram o baque e em vários discursos diziam que votariam a favor de Temer, pois sua saída representaria o retorno da esquerda ao poder.

Lula em Curitiba - Leandro Taques

Mas das urnas não é possível fugir. Levantamento do Vox Populi divulgado nesta sexta-feira (4) pela Rede Brasil Atual reforça o principal medo dos golpistas: Lula continua liderando as pesquisas de opinião, mesmo após a sentença de Sergio Moro afirmando que ele é dono do tal tríplex, mas, como ele mesmo admitindo que não há correlação entre o tríplex e contratos da Petrobras.

Na pesquisa espontânea, Lula foi citado como favorito por 40% dos entrevistados em junho, antes da sentença ser proferida pelo juiz de Curitiba. Um mês depois, o percentual subiu para 42%.

Na pesquisa, que foi encomendada pela CUT, houve um aumento de 49% para 55%, entre junho e julho, do percentual de entrevistados que apontam Lula como o melhor presidente que o Brasil já teve. O outro nome lembrado foi do tucano Fernando Henrique Cardoso, com apenas 15%.

Além disso, outros 58% dos brasileiros responderam que Lula é um bom administrador e 65% consideram que o ex-presidente é "trabalhador".

Enquanto Lula, que enfrenta as acusações baseadas em convicções e não em provas, cresce nas pesquisas, o candidato derrotado nas urnas em 2014 e um dos encabeçadores do golpe contra o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) zerou a pesquisa de junho após ser flagrado em gravações nada republicanas e ser denunciado por solicitar à JBS R$ 2 milhões que Joesley Batista.

Legado do governo

Outra tese que foi utilizada durante a votação para justificar o voto para salvar Temer foi o da "estabilidade econômica". O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) disse que votava contra a investigação contra Temer porque o PT, PCdoB e outros partidos "governaram o Brasil por 13 anos e quebraram o Brasil".

Mas não é isso que pensa os brasileiros. Para 61% dos entrevistados, a vida melhorou nos 12 anos de governos de Lula e Dilma.

Sobre a sentença espetacularizada pela grande mídia, 42% dos entrevistados consideraram que Moro não provou a culpa de Lula no caso do tríplex, e 32% acreditam que ele provou. Mas outros 27% não souberam ou não quiseram responder.

2018

A pesquisa também apontou um possível cenário de segundo turno, em que Lula venceria qualquer adversário se a eleição fosse hoje. Ele teria 53% dos votos se disputasse com Jair Bolsonaro, que está de malas prontas para o PEN, ou com o prefeito tucano João Doria. Com Marina Silva, da Rede, Lula teria 52%. O mesmo com Geraldo Alckmin (PSDB).

De acordo com os dados, Bolsonaro aparece com 17% dos votos, enquanto Alckmin, Doria e Marina alcançariam 15% do total de intenções de votos.

Na pesquisa estimulada, Alckmin atinge 6% e Lula, 47%. Bolsonaro, 13%, Marina, 7%, e Ciro Gomes (PDT), 3%. Quando Doria é o candidato do PSDB, Lula soma 48% das intenções de voto, Bolsonaro, 13%, Marina, 8% e o prefeito empata com Ciro, em 4%.

Na sondagem espontânea, Bolsonaro aparece atrás de Lula com 8% das intenções de voto. Marina vem em terceiro, com 2%; Sergio Moro (sem partido) marca 1%, assim como Ciro Gomes, Joaquim Barbosa (sem partido) e os tucanos Doria, Fernando Henrique Cardoso e Alckmin.

A pesquisa CUT/Vox Populi, realizada de 29 a 31 de julho, entrevistou 1.999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios, em áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.