Comunistas europeus reforçam apoio à Revolução Bolivariana

Partidos comunistas da Alemanha, Itália, França e Espanha declararam apoio à Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela e solidariedade ao povo venezuelano, baseando-se no apelo para a continuação da luta contra o imperialismo

Por Alessandra Monterastelli*

partido comunista venezuelano

O Partido Comunista Italiano (Partito Comunista – PC), em nota no dia 28 de junho, diz ter enviado ao embaixador da República Bolivariana da Venezuela “solidariedade internacional” contra o golpe proferido ao presidente Nicolas Maduro. Segundo o documento, os eventos violentos na Venezuela “evidenciam os planos da burguesia imperialista, apoiada pelos Estados Unidos, de acabar com o governo bolivariano e com o processo revolucionário. A oposição de direita quer que o poder volte para as mãos daqueles que detém o capital, e que por anos negaram os direitos mais básicos à classe popular venezuelana, tirando proveito das enormes riquezas existentes na Venezuela”. Para o PC italiano, a democracia da direita “começa e termina no campo restrito dos interesses capitalistas de lucro”.

O Partido Comunista Francês (Parti Communiste Français- PCF) chamou a Assembleia Constituinte de “voto para chamar de volta a paz e o diálogo”. Em nota divulgada em 31 de julho, um dia após a eleição, o partido relembrou que a direita opositora venezuelana, além de possuir o apoio dos EUA, se recusou a participar da votação deixando de apresentar candidatos, e que reforçou a violência: “o povo venezuelano pagou caro pelo seu desejo de paz. Às vésperas da votação, militantes mascarados que afirmam defender a democracia saquearam material eleitoral, queimando-o em público”. E declara: “O Partido Comunista Francês, defensor da paz e do diálogo nacional, chama o governo francês a tomar medidas firmes nessa direção, em vez de seguir o exemplo do Presidente Trump multiplicando as declarações e decisões agressivas. O PCF manda apoio às forças de manutenção da paz, justiça social e solidariedade para a democracia venezuelana e afirma a necessidade da cessão imediata da violência, que têm prejudicado muito o povo da Venezuela”.

Já Partido Comunista dos Povos da Espanha (Partido Comunista de Los Pueblos de España- PCPE) elaborou um “comunicado de soliedariedade para o povo venezuelano diante das ameaças imperialistas”. “Os últimos acontecimentos na Venezuela se situam no projeto da oligarquia venezuelana para permitir a interferência imperialista” e completa, “O PCPE denuncia as investidas imperialistas contra o processo bolivariano e contra a convocatória da Assembleia Nacional Costituinte, que irão tentar impedir com todos os meios disponíveis”. Reitera, por fim, que “o PCPE se solidariza com o povo bolivariano para derrotar definitivamente os planos de golpe de estado e de intervenção militar”.

Por fim, o Partido Comunista Alemão (Deutsche Kommunistische Partei- DKP), após uma reunião extraordinária de seu conselho no dia 30 de julho deste ano, declarou um apelo para a solidarização com os membros do Partido Comunista Venezuelano (PCV), que sofrem ameaças assim como o Partido Socialista Unido da Venezuela (do qual Maduro faz parte). O DKP ainda pede suporte para a Revolução Bolivariana na luta contra os reacionários e a violência fascista, contribuindo para o anti-imperialismo.