FHC culpa a Constituição pela crise gerada com o golpe tucano

Fiadores do golpe e do governo de Michel Temer, os tucanos estão rachados com uma la defendendo o desembarque do governo. Nesta terça-feira (3), ao comentar o resultado da votação sobre a denúncia contra Temer, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu que a legenda está dividida. FHC ainda culpou a Constituição pela crise política gerada pelo golpe que deram para levar Temer ao poder.

Temer FHC

"O sistema político que nós criamos, a Constituição de 1988, está esgotado", disse FHC, durante evento no Instituto FHC, em São Paulo.

Sobre o racha na sigla, ele afirmou: "A situação é ruim, porque o PSDB está dividido. A votação de ontem mostrou isso e o PSDB não está fora desse jogo geral dos partidos. Houve perda de crença nos partidos, e isso inclui o PSDB. A essa altura, me preocupa menos o PSDB do que o conjunto da situação política brasileira".

No total, 22 deputados que compõem a bancada do PSDB votaram a favor de Temer, 21 deram voto contrário e quatro se ausentaram.

Sobre o resultado que aprovou o parecer pelo não prosseguimento da denúncia, FHC afirmou que "foi uma vitória de pirro".

"Para o presidente Temer, essa vitória adianta, mas, para o país, essa não era a questão", declarou, mas em seguida emendou: "O país não pode mudar de presidente a cada seis meses. O país tem que ter horizonte de esperança, uma visão que motive as pessoas",.

De acordo com ele, os tucanos deverão apoiar o governo na aprovação das reformas, que aliás sempre foi o objetivo do PSDB, mas disse que a permanência na base aliada será discutida.

Atualmente, o PSDB ocupa quatro ministérios: Relações Exteriores (Aloysio Nunes), Cidades (Bruno Araújo), Direitos Humanos (Luislinda Valois) e Secretaria de Governo (Antonio Imbassahy).