Maia reclama da falta de lealdade do governo

Assim que terminou a votação da denúncia contra Michel Temer, o que efeitos do racha na base aliada do governo começaram a aparecer. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), minutos após a votação desta quarta-feira (2), reclamou do que chamou de "falta de lealdade" e "truculência" do governo.

Rodrigo Maia

“Nunca esperei que o entorno do presidente fosse jogar tão baixo comigo. Isso eu não posso deixar de falar", disse ele em entrevista à jornalistas.

A turma do deixa disso entrou novamente em campo para tentar amenizar o mal-estar. O clima de tensão entre os dois agravou desde que Temer tentou cooptar para o PMDB possíveis dissidentes do PSB, que estariam negociando a entrada no DEM.

De acordo com o Painel, da Folha, Maia teria dito a interlocutores, que “o governo só quer lealdade se for a favor dele”. O presidente da Câmara teria dito ainda que, apesar de ter vislumbrado a possibilidade de se tornar o mandatário da República, escolheu recuar.

"Deixou claro que, se quisesse, poderia ter derrubado o peemedebista. Não o fez, afirmou, por ter “caráter”", diz um trecho da nota da Folha.

Ainda segundo a coluna, o líder do governo no Senado e presidente do PMDB, Romero Jucá (RR) ligou para o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), para negar que tenha havido traição aos democratas.

Maia admitiu que a rejeição da denúncia contra Temer não garante que o governo vai ter votos para aprovar as reformas. Segundo ele, o governo precisará reorganizar a base aliada para aprovar as reformas.