Líder tucano recomendou voto contra Temer e escancarou racha

Em discurso durante a sessão que analisa a denúncia contra Michel Temer, por crime de corrupção passiva, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Ricado Tripoli (SP), admitiu que a legenda está dividida quanto ao apoio ao governo e orientou a bancada tucana, formada por 46 deputados, a votar a favor do prosseguimento da denúncia.

Ricardo Tripoli - Reprodução

Ao recomendar o voto contra Temer, o deputado tucano disse que a sociedade brasileira “não aguenta mais” tanto escândalo. "O cidadão está exausto, desesperançado e descrente no país”, disse.

Tripoli fez questão de dizer que a legenda “não tem interesse no fracasso do governo", mas criticou as ofertas de cargos no governo e de emendas parlamentares.

“Nosso posicionamento não está condicionado ao aparelhamento do Estado, à liberação de emendas ou a qualquer benesse palaciana", afirmou.

A crise interna no ninho tucano tem se agravado. O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), que defende o rompimento da sigla com o governo, disse que a situação do senador Aécio Neves (MG) deixou os tucanos amarrados ao Palácio do Planalto.

Em entrevista ao Congresso em Foco, Daniel Coelho afirmou que as denúncias da Lava Jato contra Aécio deixaram o PSDB “acéfalo” e em dificuldade para votar a favor do andamento das investigações contra Temer. Assim como o peemedebista, o senador mineiro é alvo de denúncia por causa das delações e gravações da JBS, também por corrupção.

“O correto seria o partido conseguir uma posição da Executiva Nacional para a entrega de cargos”, disse o deputado. “Há um prejuízo para a tomada dessa decisão no partido, que são as denúncias contra Aécio. Isso fez com que o partido ficasse acéfalo, sem presidente”, emendou.