Coutinho crtica alta de combustíveis: afeta povo e receita de Estados

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) criticou, nesta sexta (28), a estratégia econômica do governo Michel Temer (PMDB).  "Quando corta, como o governo federal está cortando, cria uma situação de instabilidade e aprofundamento do desemprego no nosso país; e se não consegue diminuir o desemprego, não vai ter o aumento do consumo, ou seja, portanto não vai ter produção”, disse, durante o evento “Câmara de Comércio Brasil-Argentina”.

ricardo coutinho - Wilson Dias/ Agência Brasil

Coutinho também condenou o aumento de tributos que incidem sobre os combustíveis, decretado por Temer. "Esse aumento do combustível é algo que atingiu os Estados negativamente duas vezes. Primeiro porque é algo que vai reduzir o consumo de combustível, que vai reduzir o ICMS dos estados. Nós vamos pagar por isso, os estados vão pagar por isso, porque vai cair a receita. E, segundo, é que quando há uma sobretaxação é através de uma contribuição, e não através de um imposto”, afirmou.

De acordo com ele, a medida cria uma espécie de “efeito cascata”, que atinge a população e também as contas dos Estados. “Os Estados no Brasil não compartilham as contribuições, só o Governo Federal. Acho extremamente grave. Como é possível você governar a União sem compartilhar com os Estados? Não estou falando com partido A, B ou C, estou falando de compartilhamento mesmo, porque uma medida dessa atinge os estados. No próximo mês quando cair a receita, o que vou fazer? Teremos que pagar folhas, obras, precatórios, os Estados têm suas obrigações. E quando uma medida vem de cima e afeta a população e as receitas do Estados, tenho uma preocupação enorme”, declarou.