Novo corte leva Selic a 9,25% ao ano

Na sétima redução seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central levou a taxa básica de juros (Selic) a 9,25% ao ano. Desta vez, o corte foi de um ponto percentual, dentro da expectativa dos analistas. Em termos reais, descontada a inflação, os juros no país seguem elevados.

Banco Central

 Em outubro do ano passado, quando começou a série de cortes da Selic, a taxa foi a 14%, para uma inflação em 12 meses de 7,87%, conforme o IPCA. Os 9,25% encontram uma expectativa, de acordo com o Boletim Focus, do mesmo BC, de 3,3% para a inflação.

A decisão, mais uma vez, foi unânime e sem viés. "O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom permanece compatível com estabilização da economia brasileira no curto prazo e recuperação gradual", afirma o Comitê, em nota. O BC faz referência a um "aumento de incerteza quanto ao ritmo de implementação de reformas", que teria impacto negativo, mas ressalva que "a informação disponível sugere que o impacto dessa queda de confiança na atividade tem sido, até o momento, limitado".

A pesquisa Focus aponta expectativa de 4,2% para a inflação em 2018. Para a Selic, o cenário é de atingir 8% até o final deste ano e manter-se assim no próximo.