PCdoB repudia assassinato do prefeito de Tucuruí, no estado do Pará

O prefeito de Tucuruí, Jones William (PMDB), foi morto nesta terça-feira (25) foi morto por dois homens que estavam em uma moto e atiraram contra ele. O partido destaca que esse caso não é isolado e vem acontecendo com frequência no estado do Pará

Prefeito Jones William, de Tucuruí, no Pará - Divulgação/ Prefeitura de Tucuruí

O assassinato aconteceu enquanto o prefeito visitava obras de recapeamento da estrada de acesso ao aeroporto, área conhecida como Ocupação Cristo Vive, de acordo com apuração do G1.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (26), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) demonstrou repudio ao ocorrido e declarou que este é mais um caso de violência que vem fazendo vítimas no campo e na cidade do estado do Pará. No texto, o partido diz que a situação é insustentável e lembra que três prefeitos foram assassinados desde 2016.

Em maio, o prefeito da cidade de Breu Branco, que fica a 38 km de Tucuruí, Diego Kolling (PSD) foi morto enquanto andava de bicicleta e em janeiro do ano passado, João Gomes da Silva (PR), prefeito de Goianésiado Pará foi assassinado a tiros.

Estes casos de assassinatos não são isolados e continuam ocorrendo frequentemente, especificamente no campo, em Pau D' Arco, por exemplo, dez trabalhadores rurais foram assassinados durante ação policial na Fazenda Santa Lúcia.

O PCdoB também destacou que Paulo Fonteles Filho e o deputado Carlos Bordalo importantes atores da região estão sendo ameaçados. Segundo nota, esses casos se acentuaram desde o início do governo Michel Temer e continuam sem punição, dando abertura para novas perseguições.

Confira a nota na íntegra:

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB/Pará vem mais uma vez repudiar veementemente mais um ato de violência no Pará, desta vez contra o prefeito de Tucuruí, Jones William, brutalmente assinado em plena atividade de gestão por pistoleiros em moto como uma prática macabra que vem se repetindo com frequência.

A situação é insustentável e estarrecedora no Estado. Chacinas na cidade e no campo, mortes que se espalham banalizando a violência em todos os lugares sem nenhuma reação propositiva do poder público. A impunidade campeia sem nenhum freio.

Em relativo curto espaço de tempo três prefeitos da importante região do Lago de Tucuruí foram assassinados demonstrando que a política não só está sendo criminalizada como seus principais atores estão sendo eliminados ou ameaçados como Paulo Fonteles Filho e o deputado Carlos Bordalo.

O que se observa é que mandantes, assassinos de aluguel, milícias, traficantes e agentes do Estado se sentem à vontade para praticar seus crimes com se sentissem autorizados nessas duas décadas de governo tucano no Pará, que se acentuou com o golpe dado no país.

O PCdoB que constantemente é alvo de reacionários entende que faz-se necessário conclamar e unir todas as forças políticas e sociais, independe da cor partidária, que sejam contrárias a esse estado de barbárie instalada no território paraense, que possam fazer frente em defesa da segurança pública do povo e cobrar dos poderes constituídos punição aos assassinos e mandantes.

Punição aos mandantes e assassinos de Jones William!

Solidariedade aos familiares.

Direção Estadual do PCdoB – PA