Zelotes: Juiz aceita denúncia e torna réu ex-diretor do Bank Boston

A Justiça Federal de Brasília aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réus 10 investigados pela Operação Zelotes, que apura o perdão de dívidas tributárias no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) mediante pagamento de propina.

Operação Zelotes - Carf

Entre os denunciados estão o ex-diretor jurídico do Bank Boston Walcris Rosito, servidores públicos, advogados, lobistas e ex-conselheiros do Carf. Apesar do Itaú-Unibanco ter comprado as operações do Bank Boston no Brasil, de acordo com os investigadores, não há nenhum executivo da instituição envolvido nas irregularidades.

As investigações apuram esquemas que funcionaram durante nove anos (de 2006 a 2015), tendo o auditor da Receita Federal em São Paulo Eduardo Cerqueira Leite como peça central, além do então conselheiro do Carf em Brasília José Ricardo da Silva.

Ainda de acordo com os investigadores, o grupo movimentou R$ 25,8 milhões em vantagens indevidas para ajudar o Bank of Boston, em irregularidades que inclui corrupção, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, apropriação de dinheiro de instituição financeira e organização criminosa.

Entre os casos investigados está a redução da dívida do Bank Boston que gerou um prejuízo à União de aproximadamente R$ 600 milhões.