Luciana Santos lamenta falecimento de Marco Aurélio Garcia

A deputada Luciana Santos, presidenta do PCdoB, lamentou o falecimento do professor Marco Aurélio Garcia, ex-assessor para assuntos internacionais da Presidência da República nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva.

Luciana Santos - Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Professor aposentado do Departamento de História da Unicamp, ele foi encontrado morto por volta das 12h desta quinta-feira em sua residência, na Praça da República, em São Paulo.

“Marco Aurélio Garcia terá sempre seu nome associado a um marco de altivez e autonomia da política externa brasileira”, diz Luciana Santos, em nota.

Leia abaixo a íntegra:

As forças progressistas perderam hoje um companheiro importante na construção da soberania brasileira e da integração latino-americana. Marco Aurélio Garcia terá sempre seu nome associado a um marco de altivez e autonomia da política externa brasileira. Foi um professor e um dirigente político com visão estratégica e por sua postura e conduta tornou-se respeitado nas relações diplomáticas, na política e no mundo acadêmico.

É emblemática sua contribuição no ciclo dos governos Lula e Dilma, contribuindo para o fortalecimento das relações Sul-Sul, para a constituição dos Brics, para a fundação do Foro de São Paulo e sempre esteve empenhado em construir caminhos para o Brasil. Na última sexta-feira (14), participou de debate na Fundação Maurício Grabois, em São Paulo, discutindo saídas para a crise brasileira.

O PCdoB se solidariza com a família de Marco Aurélio Garcia e com os companheiros do Partido dos Trabalhadores pela significativa perda.

Luciana Santos
Presidenta Nacional do PCdoB