Políticos lamentam morte de Marco Aurélio Garcia

Diversas lideranças políticas lamentaram, nesta quinta-feira (20), a morte de Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da presidência da República para Assuntos Internacionais. Ele tinha 76 anos e foi vítima de um infarto fulminante.

Governador defende suspensão da reforma da Previdência

"Lamento muito. Um professor de muitas qualidades e um dirigente político com ótima visão sobre as relações entre as Nações", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pelo Twitter.
Garcia foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o senador Lindbergh Farias (PT), tratava-se de um dos principais intelectuais do PT. “Ele teve um papel decisivo na construção de uma política externa altiva e ativa no Brasil. Essas elites sempre tiveram uma cabeça muito colonizada, diziam amém aos Estados Unidos. E Marco Aurélio Garcia teve um papel central na unidade latino-americana, na relação com a África, por exemplo”, disse.

A ex-ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, declarou que esquerda do mundo está de luto. “Um amigo dos povos, professor e articulador da atuação internacionalista, morre Marco Aurélio Garcia”, escreveu no Twitter.

“Amigo fraterno, grande quadro da esquerda e militante histórico do PT. Ser humano excepcional. Dor e luto”, afirmou Tarso Genro.

O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, também comentou a morte de Garcia. “Além de um grande amigo, foi um professor de todos nós com sua cultura, experiência e capacidade de articulação e ação no PT e na nossa política internacional que ele tão bem formulou e executou conosco e depois com Lula no PT (…) Choro sua morte mas canto sua vida de luta, sonhos e exemplos”, escreveu em nota.

A senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) destacou a importância de Garcia na gestão do PT. “Ele (Marco Aurélio) foi muito importante para o Governo Lula na condução da política externa, uma época em que o Brasil era respeitado no cenário mundial”.

De acordo com o perfil do Jornalistas Livres no Facebook, com os olhos marejados de lágrimas, o ex-presidente Lula recebeu logo depois do almoço a notícia da morte de Garcia, seu conselheiro internacional. Lula almoçava na casa do jornalista José Trajano, após participar do programa de entrevistas "Na sala do Zé".

Às 17h de hoje, o PT realizará na avenida Paulista, no vão livre do Masp, ato público contra a condenação sem provas de Lula pelo juiz Sergio Moro. A presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, disse que o ato servirá também para homenagear Marco Aurélio Garcia.