PMDB adia convenção nacional e complica candidatura própria

Numa vitória da ala governista do PMDB, a Executiva Nacional do partido decidiu adiar para o dia 29 de junho a convenção que vai decidir se o partido terá ou não candidato próprio a presidente. A convenção estava marcada

A Executiva Nacional do PMDB decidiu hoje por 10 votos a 5 pelo adiamento da convenção do partido, marcada inicialmente para o próximo dia 11, e foi remarcada para o dia 29, no limite do prazo da legislação eleitoral para homologação de candidaturas. O resultado é uma vitória para o grupo dos chamados governistas do partido, que lutam contra a bandeira da candidatura própria do PMDB para as eleições de junho.

A reunião da Executiva foi marcada por muita discussão entre governistas e defensores da candidatura própria. Políticos ligados a Garotinho teriam ameaçado fazer boicotes nos Estados aos candidatos a governador ligados ao grupo governista. Também ameaçaram entrar na Justiça contra esses candidatos.

Hoje, poucas horas antes, o senador Pedro Simon (RS), registrou sua candidatura à Presidência na sede do PMDB, em uma chapa formada pelo ex-governador Anthony Garotinho, que abriu mão de disputar a indicação do partido.

"Se eles quiserem continuar nesse papel ridículo de ter um candidato com 2% [o senador Pedro Simon], vão ter que esperar até o final de junho, mas espero que esse tempo bote juízo na cabeça das pessoas", disse o deputado Geddel Vieira Lima (BA).

Ele ironizou a ameaça dos defensores da candidatura própria de fazer protestos nos Estados. "Podem ir para a Bahia, não tem problema. Eu vou servir um acarajé bem apimentado para eles", disse o deputado.

Fonte: Folha Online