Líder camponês do MPA é assassinado na Bahia

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), 47 pessoas já foram assassinadas no campo apenas no primeiro semestre de 2017.

josé raimundo

O líder do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) José Raimundo Mota de Souza Júnior foi assassinado, na última quinta-feira (13), enquanto trabalhava na roça com o irmão e um sobrinho. O crime aconteceu na região de Jiboia, município de Antônio Gonçalves, na Bahia (BA).

Conhecido como Júnior, o quilombola era defensor da agroecologia e educador popular. Segundo o MPA, vizinhos relataram que homens procuraram por ele, em sua residência, minutos antes do crime.

Na sexta-feira (14), o corpo foi enviado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro, para perícia e exames de balística. O velório ocorreu neste sábado (15).

Segundo a Comissão Pastoral da Terra, 47 pessoas já foram assassinadas no campo apenas no primeiro semestre de 2017. Outra liderança do MPA de Jiboia, conhecido como João Bigode, morador da Fazenda Santana, também compõe as estatísticas de assassinados.

O Brasil de Fato entrou em contato com a Assessoria de Segurança Pública do Estado da Bahia, que nos encaminhou para a Polícia Civil de Juazeiro. Esta, por sua vez, nos transferiu para a delegacia encarregada pelo caso, mas, até o fechamento desta matéria não obtivemos nenhum retorno.