Condenação de Lula mostra subserviência aos EUA, diz Comparato

Em entrevista à Rede Brsil Atual, o jurista Fábio Konder Comparato afirmou que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, não foi nenhuma surpresa. "Pelo contrário, devido aos enormes interesses por trás de todo o processo contra o Lula, a decisão era mais do que esperada", disse.

Konder Comparato

Comparato é categórico ao afirmar que há ingerência estrangeira por trás de todos esses acontecimentos. "O que acontece é que por trás de todo esse golpe contra a Dilma, e mesmo a partir de 2013, com as tais manifestações em todo o Brasil, há a influência norte-americana."

Para o jurista, o objetivo de Moro é afastar o ex-presidente, porque, para os americanos, o grande perigo era justamente "o fato de um operário que assume o poder, eleito pelo povo depois de três derrotas, e governa dois mandatos com apoio de 80% do povo"

"Ele não poderia ser deixado livre", acrescenta Comparato, que cita como exemplo dos interesses norte-americanos o pré-sal. "Eles se utilizaram de um indivíduo chamado José Serra para conseguir tirar isso da Petrobras. Depois, esse indivíduo tornou-se ministro das Relações Exteriores (do governo Temer), antes de Aloysio Nunes Ferreira, que, como todo radical – pois ele foi chofer do Marighella – saiu da extrema-esquerda para a extrema-direita", avalia o professor.

Ele lembra o caso divulgado pelo site WikiLeaks, em que o ex-ministro das Relações Exteriores José Serra prometeu à petroleira Chevron, em 2009, que, se ele ganhasse as eleições de 2010, o marco de exploração do petróleo seria alterado.

Para Comparato, outra questão que provocou grandes incômodos entre os norte-americanos em relação aos governos petistas, essa no plano internacional, foi a criação do Brics, o bloco formado entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. "Tudo isso se tornava um perigo para os Estados Unidos. A mesma coisa se viu depois, com a exportação de carne bovina", observa, em referência ao escândalo da JBS. "O Brasil era o maior exportador de carne bovina."

O encadeamento de todos esses fatos com a condenação de Lula por Moro, diz o jurista, "mostra que finalmente há uma lógica em toda essa questão: essa lógica não diz respeito absolutamente à manutenção de algum regime moderado, mas simplesmente a volta à obediência total do Brasil aos desígnios norte-americanos".

Para ele, esses desígnios e objetivos permanecerão ativos durante o processo dos recursos da defesa de Lula nos tribunais superiores nos próximos meses. "Evidentemente, vão prosseguir nisso para impedir a candidatura Lula em 2018.