Deputados votarão projeto que institui Sistema UAB no Ceará

Foi aprovada nesta semana, pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa, o projeto de lei Nº 64/17, que dispõe sobre a implantação do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB no Ceará. A mensagem já passou pelas comissões de Constituição e Justiça e Ciência, Tecnologia e Educação Superior, devendo ser deliberada ainda pela Comissão de Orçamento antes de ser enviada ao Plenário para votação final, prevista para este mês.

Deputados votarão projeto que institui Sistema UAB no CE

O projeto foi enviado à AL pelo governador Camilo Santana e dispõe sobre a oferta de cursos e programas na modalidade a distância, com a criação e manutenção dos Polos UAB de Apoio Presencial no Ceará. Esses polos, vinculados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), terão como finalidade expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior no âmbito estadual, obedecendo uma carga horária presencial mínima, conforme a regulamentação junto ao Ministério da Educação (MEC).

Para o secretário da Secitece, Inácio Arruda, a educação à distância tem proporcionado impacto direto nos municípios e na vida dos cearenses. “A modalidade é um poderoso instrumento de ensino da nossa rede estadual e precisamos expandi-la”.

Hoje o Ceará conta com 36 unidades da UAB, sediadas em 34 cidades, dispondo de 97 cursos. Os cursos são ministrados pela UFC, UECE, IFCE e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e serão expandidos para UVA, URCA e UFCA.

O Governo do Ceará, através da Secitece, deverá firmar acordos de cooperação técnica e convênios com universidades públicas credenciadas e autorizadas pelo MEC para ofertar cursos ou programas na modalidade à distância, ficando tais universidades responsáveis por administrar esses cursos e pela manutenção da infraestrutura física e de recursos humanos.