PCdoB capixaba recebe deputada federal Jô Moraes em reunião do Comitê

 A partir da próxima sexta feira, (14/07), estará em visita ao Espírito Santo a deputada federal por Minas Gerais, Jô Moraes (PCdoB).

 Claudio Machado

A deputada vem ao Espírito Santo participar da reunião ampliada do Comitê Estadual do PCdoB capixaba, que será realizada no sábado, (15/07), a partir das 8:30, no Sindestiva-ES, no centro de Vitória.

A reunião do Comitê Estadual irá dar início oficial ao processo de Conferências municipais e estadual, preparatórias para o 14º Congresso do PCdoB, a se realizar em novembro de 2017.

Jô Moraes é membro do Comitê Central e da Comissão Política nacional do Partido Comunista do Brasil.

Iniciou a militância política na década de 1960, no movimento estudantil, quando era estudante secundarista na Paraíba. Mais tarde, foi diretora da União Estadual dos Estudantes e presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Serviço Social.

Durante a ditadura militar, Jô foi presa duas vezes e condenada à revelia pela Justiça Militar. Viveu 10 anos na clandestinidade, até o advento da anistia.

Com a anistia, passou a atuar no movimento de mulheres. Foi coordenadora da Comissão Pró-Federação de Mulheres de Minas Gerais (1982); presidente fundadora do Movimento Popular da Mulher de Belo Horizonte (1983); coordenadora executiva do Conselho Estadual da Mulher – organismo governamental (1984)-, e primeira presidente da União Brasileira de Mulheres (1989).

Iniciou sua militância parlamentar como vereadora, em Belo Horizonte, se elegendo posteriormente a deputada estadual e hoje está em seu terceiro mandato de deputada federal

Na Câmara dos Deputados,  Jô participa da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa nacional e da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência.

Maria do Socorro Jô Moraes  é autora de dois livros sobre discriminação de gênero: “Pelos Direitos e Pela Emancipação da Mulher” e “Esta Imponderável Mulher”. É ainda de sua autoria o livro destinado ao público adolescente: “Uma história para Érica”, que traz fragmentos da luta durante o período da Ditadura Militar.